A Prefeitura, através da TurisAngra, em conjunto com outros órgãos do município, iniciou nesse final de semana, as ações de ordenamento turístico com o objetivo principal de coibir o turismo predatório. Foram operações em terra e no mar e ocorreram durante todo o dia de sábado (16) e domingo (17).
Desde que assumiu a pasta, o presidente da TurisAngra vem mantendo um diálogo franco com os representantes das agência de turismo, que também têm interesse em combater a degradação do meio ambiente e atrair para o município um turismo sustentável. A TurisAngra conta com o apoio dos agentes de turismo e moradores para esta fiscalização.
As ações foram realizadas na Vila Histórica de Mambucaba, no Centro da cidade e próximo à entrada de Jacuecanga. Paralelamente a este trabalho, outra equipe estava no mar, também fiscalizando as embarcações irregulares ou as que ferem a Lei Municipal que trata do assunto.
Foram parados 34 veículos e cinco deles foram multados pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro – DETRO, 12 receberam auto de constatação com mercadorias no veículo (comida e bebida). No mar, foram cinco abordagens a saveiros com churrasco, sendo três em na Ilha de Cataguás, nas praias das Flechas e da Piedade, ambas na Ilha da Gipóia e na Freguesia de Santana (Ilha Grande). Vale ressaltar que, a exemplo de Cataguás, está em estudo esta capacidade de carga para diversas localidades da cidade. A partir deste final de semana, o grupo deixará somente de notificar para aplicar as sanções previstas em Lei para penalizar quem não cumprir os limites ambientais definidos para a preservação das praias de Angra dos Reis.
- Temos que deixar a política do “pode tudo” a despeito da depredação ambiental. A falta de ordenamento não prejudica somente o meio ambiente, mas também os moradores e agências de turismo. Chamamos representante de cada agência daqui para nos ajudar nesta empreitada e eles também têm interesse em coibir essas ações de degradação e, principalmente a imagem de Angra dos Reis, - ressaltou o presidente da Fundação.
As ações em terra tiveram a participação do Detro, da Polícia Rodoviária e da Superintendência de Trânsito. No mar a ação foi conjunta com a Capitania dos Portos, policiais do PROEIS e da Secretaria Executiva do Meio Ambiente. Este tipo de ações será mantido durante todo o verão.
Prefeitura combate o turismo predatório
A TurisAngra contou com a parceria de órgãos como a PM, PRF, DETRO, Capitania dos Portos, Meio Ambiente e Trânsito nas ações em terra e mar