Órgãos públicos se unem para o combate ao aedes aegypti

Ações de extermínio dos focos do mosquito serão feitas em todo o município, por bairros

Sexta-Feira, 20/01/2017 | .

O secretário Municipal de Saúde, Gustavo Villas, realizou uma reunião em seu gabinete na manhã de hoje, 20, com representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Meio Ambiente e Serviço Público) e de Educação. O objetivo foi traçar um plano em conjunto de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
As ações serão realizadas em mutirões e por bairros. O calendário das atividades será divulgado já na próxima semana e a ficou definido que nos sábados e nos domingos os trabalhos serão feitos nas casas e quintais, com o recolhimento de lixo e entulho, que serão depositados nas ruas para o recolhimento. Nas segundas-feiras, este recolhimento será efetuado pelo Serviço Público e nas terças e quartas-feiras, a atuação será feita pelos agentes de combate às endemias junto com os agentes de saúde, que farão vistorias nos imóveis dos órgãos públicos, tais como postos de saúde, secretarias, entre outros.
A Secretaria de Educação também entrará com tudo no combate ao mosquito transmissor. Será feito um trabalho junto às crianças e adolescentes, de informação sobre as doenças transmitidas pela picada do mosquito, bem como evitá-las, acabando com os criadouros do Aedes Aegypti. A Secretaria de Desenvolvimento Social iniciará uma campanha nas ruas, com uma tenda em pontos estratégicos, para abordar os moradores sobre riscos e prevenção.
As Superintendências de Meio Ambiente e Serviço Público também ficaram responsáveis pelo combate dos focos nos terrenos baldios e prédios públicos.