Farmácia Popular de Angra

Medicamentos classificados como essenciais vendidos a preço de custo

Sexta-Feira, 14/09/2007 | .

            Mais uma etapa dos investimentos realizados pela Prefeitura na saúde foi cumprida esta semana. Na quinta-feira, 13, o prefeito Fernando Jordão inaugurou a Farmácia Popular do Brasil, surgida de uma parceria com o Ministério de Saúde, através da Fusar. Elen Mare de Souza Cavalcante representou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o diretor do Programa Farmácia Popular, Adilson Stolletti na cerimônia que foi também prestigiada pelos vereadores Carlinhos Santo Antônio, Vilma dos Santos e Marco Aurélio Vargas, pelos secretários do governo e a população.
            Esta é a 27ª Farmácia Popular instalada no estado pelo Governo Federal. A Prefeitura montou a estrutura para abrigar a farmácia, contratou os funcionários e vai bancar a manutenção do local. A farmácia oferecerá acesso a uma lista de 94 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino.
            - Hoje a Prefeitura oferece uma cesta com mais de 100 medicamentos. A Farmácia Popular vem complementar o serviço que já fazemos gratuitamente, - falou o presidente da Fusar, João Domingos.
            Remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são encontrados na Farmácia Popular a preço de custo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Mistério da Saúde é a executora do programa. Ela adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado com preços mais baixos.
            - Estamos avançando cada vez mais no projeto que temos que é o de oferecer melhor atendimento à população. O secretário Bento (Pousa Costa) lutou muito para que essa farmácia fosse instalada no nosso Município. E vamos continuar, através de nossas parcerias, a trazer mais benefícios para a nossa cidade. Esperamos abrir outra farmácia popular no 4° distrito, - falou o prefeito Fernando Jordão.
            A Farmácia Popular funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado das 8h ao meio-dia. Os usuários da farmácia serão atendidos por profissionais qualificados. São dois farmacêuticos, três atendentes, dois caixas, um auxiliar de gestão e um dispensário.
            A única condição para aquisição dos medicamentos é a apresentação de uma receita médica ou odontológica. Essa exigência busca evitar automedicação, que pode causar sérios problemas à saúde.

Secretarias relacionadas: