Prevenção ao uso de drogas

Durante todo o dia de quinta-feira educadores participaram de atividades e apresentaram projetos no seminário

Quinta-Feira, 23/08/2007 | .

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na quinta-feira, 22, no auditório da Escola Estadual Nazira Salomão, o I Seminário de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Políticas Educacionais. Profissionais de Educação, da Secretaria de Ação Social, e representantes de órgãos e ongs ligadas à criança e ao adolescente, participaram durante todo o dia das atividades promovidas com a finalidade de oferecer aperfeiçoamento ao profissional, bem como de apresentar projetos preventivos e ações já implementadas nas escolas da rede de ensino municipal.
O público alvo do evento foi os 115 profissionais de Educação, que receberam formação através do “Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”. O curso que é oferecido há três anos aos educadores, é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Entorpecentes de Angra dos Reis e o Núcleo de Pesquisas e Atenção às Drogas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
- Este assunto está tão presente em nossas vidas. As drogas têm atingido nossas crianças e jovens. O que devemos fazer para que eles não mergulhem na destruição? Nós como educadores devemos criar projetos político-pedagógicos nas escolas, para despertar a consciência das nossas crianças. A gente quer oferecer uma educação de qualidade e humanizadora, - frisa a subsecretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Dilcéa Alves.
Durante a programação foram realizadas palestras como a da Dr. Daniela Pessanha Teixeira, Mestre em Psicologia pela PUC e especialista em Psicanálise, que fez um panorama sobre a “Dependência Química e a Adolescência”.  E ainda, atividades culturais com a apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Profª. Amélia Araújo Laje e de peça teatral com os alunos da E. M. Cacique Cunhãbebe. Profissionais das escolas, Profª. Amélia Araújo Laje; Cecília Mara Edileus; Monsenhor Pinto de Carvalho e Raul Pompéia, partilharam com os presentes a experiência de terem implementado projetos na prevenção do uso abusivo de drogas.
- A gente fez esse seminário também com o objetivo de apontar os resultados das ações de prevenção. Constatamos que hoje temos menos problemas de violência nas escolas. A questão da evasão escolar foi diagnosticada e avaliada, e conseguimos melhorar o quadro de abandono das salas de aula. Vimos também que a capacitação de nossos profissionais humanizou mais os serviços. Os professores interagem melhor com os alunos e os índices de repetência caíram, as aulas são mais atrativas. Percebemos também que melhorou a interação da escola com a comunidade, - frisou Elizabeth Lopes, gerente de Educação Comunitária.  

Secretarias relacionadas: