Por determinação do Prefeito Fernando Jordão, uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil está realizando vistorias técnicas em marquises, sacadas e fachadas comerciais e residenciais do Município. Além das vistorias os homens da Defesa Civil, também distribuem cartilhas com informações e orientações. A vistoria começou a ser feita nas ruas do Centro da cidade e deve atingir todo Município. Até a manhã desta terça-feira, dia 13, a equipe havia notificado o proprietário de um estabelecimento comercial e encaminhado um outro para fiscais de Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
A má conservação de marquises, fachadas e sacadas é uma infração do Código de Obras do Município. O objetivo das vistorias é principalmente, o de evitar acidentes que coloquem em risco o bem estar dos transeuntes e os proprietários de imóveis. Todas as anormalidades constatadas serão encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para que sejam tomadas as providências cabíveis para cada caso.
O secretário de Defesa Civil, Carlos Alexandre, revelou que o Prefeito Fernando Jordão está analisando a possibilidade criar um decreto municipal específico para a renovação de alvará. Nele o proprietário do imóvel será obrigado a apresentar um laudo assinado por um engenheiro responsável atestando as boas condições das marquises e fachadas de seu estabelecimento.
O secretário pediu ainda o apoio da população para que comunique à Defesa Civil qualquer anormalidade desta natureza em qualquer localidade de Angra dos Reis. O que pode ser feito através do tel. de emergência: 199, dos telefones: 3365-4588 e 3377-7488, do site: www.defesacivil.angra.rj.gov.br , ou através do e-mail: semdec@angra.rj.gov.br .