Prefeitura promove semana do Patrimônio Histórico

Exposições, fotos, ações de conservação, oficinas e palestras são algumas das atividades

Quinta-Feira, 12/08/2010 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, promove de 17 a 20 de agosto a Semana Alusiva ao Patrimônio Histórico, com atividades que visam à conscientização pelo conhecimento, preservação, valorização do rico acervo arquitetônico histórico e cultural de Angra. As ações programadas para o evento preveem a participação da população, buscando cada vez mais levar o angrense  a conhecer e se tornar um multiplicador do repasse de informações sobre o patrimônio histórico de sua cidade.


   Entre as atividades previstas estão as exposições de trabalhos de alunos da rede municipal, de fotos dos prédios e monumentos históricos preservados, ações de conservação e limpeza, oficinas sobre o folclore e o patrimônio histórico, mostra de vídeos, apresentação de corais estudantis e visitação guiada aos principais pontos do corredor cultural e turístico do Centro da cidade.


 Haverá também uma homenagem aos 100 anos de idade de Maria Aparecida Pires Daher, uma das principais personagens vivas da cultura angrense, e ainda missas festivas em honra a Nossa Senhora da Lapa com a entrega das obras de recuperação da capela de Nossa Senhora da Lapa da Praia Grande de Araçatiba, na Ilha Grande. A agenda do evento fará também uma divulgação junto à comunidade das ações permanentes de restauração e preservação do acervo arquitetônico e de objetos históricos.


Abertura da programação no dia 17


 A abertura do evento acontece simultaneamente com atividades paralelas em locais diferentes no dia 17, terça-feira, às 10h. No convento São Bernardino de Sena haverá a abertura da exposição de trabalhos dos alunos das escolas municipais, em formatos de cartões postais valorizando o patrimônio histórico, e apresentação de corais estudantis. No mesmo horário e local, os alunos dos colégios Honório Lima, Jean Piaget e Cooperativa de Ensino São Bento, apresentarão uma mostra de fotografias de como eles vêem o patrimônio histórico da cidade, com o tema "Angra, quem te conhece quer te ver".


 Às 10h, na Praça da Matriz, terá início a exposição de fotos que revelam como são feitos os trabalhos de limpeza, restauração e preservação dos prédios, praças e monumentos históricos. No mesmo horário haverá a limpeza do Cruzeiro próximo à subida do convento São Bernardino de Sena e às 14h, também no convento, acontece a palestra com Cynthia Tarisse, chefe do Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde e Maria Emília de Souza Mattos, museóloga e historiadora. Às 15h vai ocorrer um ato de exaltação e preservação do Chafariz do Herval, na Praça General Osório, ao lado da Igreja do Carmo.


Confira a programação completa da Semana Alusiva ao Patrimônio Histórico


De 17 a 20 de Agosto de 2010


Dia 17


 Às 10h, no convento São Bernardino de Sena, acontece a abertura da exposição em formatos de cartões postais dos trabalhos dos alunos das escolas municipais referente ao Patrimônio Histórico. Na oportunidade haverá apresentação de corais estudantis. E ainda a mostra de trabalhos em fotografias de alunos dos Colégios Honório Lima, Jean Piaget e Cooperativa de Ensino São Bento  (CESB), realizada pela professora Eliza Portugal Junqueira com o tema "Angra, quem te conhece quer te ver".


 Às 10h, na Praça da Matriz, exposição dos trabalhos de restauração e recuperação do Patrimônio Histórico de Angra dos Reis.


Às 10h – Limpeza do cruzeiro do convento de São Bernardino de Sena.


Às 14h - Convento São Bernardino de Sena, palestra com Cynthia Tarisse, chefe do Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde, e Maria Emília de Souza Mattos, museóloga e historiadora.


Às 15h - Ato de exaltação e preservação do Chafariz do Herval, na Praça General Osório.


Dia 18


Às 10 e 15 horas – Oficinas sobre o Folclore e Patrimônio Histórico, no Espaço da Eletronuclear, na Avenida Júlio Maria.


Dia 19


Às 10 e 15 horas - Atos de Exaltação e Preservação do Chafariz da Saudade.


Ás 10h – Convento São Bernardino de Sena - Mostra de Vídeos - "Ilha Grande: Patrimônio Histórico e Natural" e "Angra na Década de 40".


Às 18h – Visitação ao Corredor Cultural – Início convento do Carmo e terminando no Convento de São Bernardino de Sena.


Dia 20


10h – Projetos "Angra Salva sua Memória" e "Vida e Obra" - Praça da Igreja Matriz - Homenagem aos 100 anos de Maria Aparecida Pires Daher.


Dia 21 


Às 10 horas - Missa Festiva em honra a Nossa Senhora da Lapa e entrega das obras de recuperação da capela de Nossa Senhora da Lapa da Praia Grande de Araçatiba, na Ilha Grande.

Secretarias relacionadas: