A Justiça Eleitoral diplomou na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, o prefeito eleito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, o vice-prefeito Rubinho Metalúrgico e os 15 vereadores escolhidos pela população angrense no pleito deste ano para um mandato que se inicia em 2025 e vai até 2028. A cerimônia aconteceu no Plenário Benedito Adelino e foi presidida pelo Dr. Carlos Manuel Barros do Souto, juiz da 147ª Zona Eleitoral.
- Por um lado, temos um começo ou reinício, com os candidatos eleitos ou reeleitos, e para a Justiça Eleitoral é o encerramento de um ciclo, uma jornada construída com muito trabalho. Foi uma eleição tranquila do ponto de vista da paz social. Parte desse avanço que se alcançou se deve ao trabalho da Justiça Eleitoral, mas também à qualificação dos candidatos, da classe política como um todo – avaliou o juiz em seu discurso.
O juiz informou ainda que, na parte judicial, Angra teve o maior índice de processos eleitorais do estado inteiro. Foram 59 representações eleitorais, geralmente ligadas à propaganda. Ele ressaltou também a inclusão de indígenas no processo eleitoral e o fato da primeira transmissão do resultado eleitoral do Brasil inteiro ter acontecido na cidade, direto da Ilha Grande.
DIPLOMAÇÃO
Após a fala do juiz eleitoral, teve início a entrega dos diplomas, que é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Os vereadores foram os primeiros a serem diplomados, seguidos pelo vice-prefeito e o prefeito.
- Vamos trabalhar para todos, fazer uma cidade com mais qualidade de vida, que ofereça mais oportunidade para nossos moradores e que avance cada vez mais. Nós sabemos os desafios e com certeza vamos superá-los – afirmou o prefeito eleito de Angra, Cláudio Ferreti.
A cerimônia contou ainda com a presença do Dr. Ivan Mirancos, juiz eleitoral da 116ª, o promotor eleitoral Plínio Vinícius, o atual prefeito Fernando Jordão e o representante da OAB, Tadeu Paim.