Sebrae efetua consultoria com startups do Parque Tecnológico

As empresas receberam um relatório do diagnóstico efetuado pelo Sebrae, com pontos de atenção e soluções; evento também contou com roda de conexões

Domingo, 08/12/2024 | .

As dez startups selecionadas para o período de incubação de um ano no Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis passaram por avaliações minuciosas de profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre quarta e sexta-feira, 4, 5 e 6 de dezembro. As análises focaram principalmente na maturidade das empresas, com destaque aos setores empresariais e de vendas das startups.

O objetivo das avaliações foi possibilitar que o Sebrae mapeasse o período de incubação das empresas, desde o início de suas operações até a conclusão, proporcionando um acompanhamento personalizado para o aprimoramento de cada startup e fornecendo informações essenciais para seu desenvolvimento.

– Ao término do processo realizado nesta semana, todas as empresas receberam um relatório de diagnóstico elaborado pelo Sebrae, destacando pontos de atenção e possíveis soluções a serem implementadas por meio dos produtos desenvolvidos em parceria com o Parque Tecnológico do Mar – informou coordenadora da Região da Costa Verde do Sebrae Rio, Gabriella de Oliveira Cordoeira.

As startups Marulho, Uapê Energias Solares, Costa Verde H2V, Dessalinização de Água por Energia das Ondas, TerraMar Biotecnologia, Compara Peças, Explore Angra, ViuPegou, Nexaas e Valle Fish participaram das avaliações, que foram divididas ao longo dos três dias do evento.

O secretário de Planejamento e Parcerias da Prefeitura de Angra, André Pimenta, saudou a realização do evento, que uniu as startups selecionadas para o período de incubação de um ano no Parque Tecnológico do Mar ao Sebrae, instituição que visa ao fomento do empreendedorismo no Brasil, principalmente quanto ao auxílio das pequenas empresas e microempreendedores individuais.

– A série de avaliações realizadas pelo Sebrae vai oferecer um panorama mais aprofundado quanto às ações e movimentos das startups selecionadas para a incubação no Parque Tecnológico do Mar. Eventos como esse, que juntam empresas promissoras ao conhecimento e à experiência de instituições de peso como o Sebrae, são essenciais à pavimentação de um ecossistema de inovação real e possível – ressaltou André Pimenta.

Ganhos e desafios expostos em roda de conversa

Na tarde de sexta-feira (6), as startups selecionadas participaram da oficina Roda de Conexões: Ganhos e Desafios, organizada pela Fundação Certi, contratada pelo Parque Tecnológico do Mar. O encontro, dinâmico e colaborativo, proporcionou um espaço para cada representante apresentar seu negócio, compartilhar conquistas e desafios e receber sugestões e ideias dos demais participantes.

– Foi uma experiência enriquecedora. A conexão com outras startups agrega grande valor à ViuPegou e proporciona aprendizados significativos para a vida. Hoje foi um dia dedicado ao compartilhamento de informações e à compreensão dos negócios de cada empresa que será incubada pelo Parque Tecnológico do Mar – declarou o representante da ViuPegou, Ivan Fischer.

A oficina teve como objetivo promover o networking, estimular o compartilhamento de experiências e fomentar a construção conjunta de estratégias para o desenvolvimento das empresas. Durante as apresentações, foram discutidos marcos importantes, aprendizados e áreas que necessitam de melhorias. Os demais participantes puderam contribuir com perguntas e sugestões baseadas em experiências semelhantes, enriquecendo o debate e fortalecendo a troca de conhecimentos.

– Estamos muito satisfeitos em participar desse primeiro encontro enriquecedor. É uma oportunidade de compartilhar algumas experiências e discutir soluções com o grupo de empresas que está aqui. Como uma startup que já percorreu algum caminho, é também uma chance de compartilhar os desafios pelos quais já passamos e como nós conseguimos vencê-los. Ter o Parque Tecnológico do Mar incentivando e conectando todos esses pontos nos deixa muito felizes – explicou o representante da startup Nexaas, Luciano Gaspar.

Sobre o Parque Tecnológico do Mar

Inaugurado em março de 2024 no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, Angra dos Reis, o Parque Tecnológico do Mar tem como missão diversificar a matriz econômica do município e impulsionar a criação de empresas voltadas à Economia do Mar, com foco em inovação e tecnologia. É o primeiro espaço no Estado do Rio de Janeiro dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de startups inovadoras nesse setor.

Com uma área de 1,1 mil m², o Parque oferece uma infraestrutura projetada para atender às necessidades das startups, incluindo 14 salas empresariais, dois auditórios, uma sala de leitura e estudos, dois coworkings, uma sala de robótica com corte a laser e impressão 3D, um laboratório de treinamento em TI, um espaço interativo coletivo e uma sala de reunião. Essa estrutura busca proporcionar um ambiente favorável à inovação, ao desenvolvimento tecnológico e à criação de conexões entre empreendedores.

Para mais informações, o Parque disponibiliza o telefone (24) 3377-6558 e o e-mail parquetecmar@angra.rj.gov.br.