Profissionais da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis participaram, no início deste mês, do 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Fortaleza (CE). Na ocasião, os enfermeiros Vicente e Amanda, da Superintendência de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação, apresentaram duas iniciativas que aprimoraram os processos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
No dia 5 de novembro, Amanda apresentou o projeto “Monitoramento, Controle e Avaliação da Rede Complementar do SUS”, que busca equilibrar a oferta e demanda de exames e diagnósticos na rede pública, usando uma ferramenta que cruza dados sobre filas de espera, vagas e exames realizados, permitindo a análise do desempenho dos prestadores, identificando inconsistências na oferta de exames e ajustando rapidamente a disponibilidade. O objetivo é reduzir o tempo de espera e garantir um acesso mais eficiente aos serviços oferecidos pelos prestadores.
No dia seguinte, Vicente apresentou “Seminários de Indicadores da Atenção Primária (Previne Brasil)”, cujo objetivo é capacitar e engajar as equipes de saúde da família nos indicadores do programa, fortalecendo o desempenho em áreas como pré-natal, imunização e doenças crônicas. Desde 2022, seminários quadrimestrais reúnem equipes para troca de experiências e planejamento com apoio de uma planilha que permite monitorar e ajustar as estratégias de cada unidade.
- As iniciativas da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis demonstram nosso compromisso com a inovação e melhoria da gestão em saúde, promovendo impactos positivos na qualidade do atendimento e na vida dos cidadãos - destacou Luciana Rossinol, Superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação e coautora dos projetos.