Angra dos Reis recebeu a visita do cônsul-geral do Canadá, François Jubinville, em um encontro para reforçar os laços diplomáticos e estreitar relações. A visita proporcionou uma oportunidade única para discutir temas de interesse mútuo, especialmente no que diz respeito à segurança e turismo. Na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, o cônsul visitou a sede da Defesa Civil de Angra e recebeu informações importantes sobre o funcionamento do local e como são feitos todos os monitoramentos para enfrentar os períodos de chuvas e todo o trabalho de orientação que é passado para os moradores que vivem em áreas de risco na cidade. Ainda durante a manhã, o cônsul conheceu o Colégio Naval, a delegacia da Polícia Civil e também alguns pontos turísticos religiosos, como o convento do Carmo, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a igreja de Santa Luzia e o convento São Bernardino de Sena.
Em uma reunião na tarde desta segunda (4), representantes do governo municipal, da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil aproveitaram a visita para trocar informações e experiências no campo da segurança pública. O cônsul do Canadá expressou seu interesse em entender melhor os desafios enfrentados por Angra dos Reis e compartilhar as práticas bem-sucedidas implementadas em seu país. O diplomata destacou a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios globais e fortalecer a segurança em escala global.
- Essa cooperação entre o Canadá e o Brasil é muito importante. Fico muito feliz com essa visita, pois é o momento em que nossa cidade pode conhecer projetos que deram certo lá, principalmente no que diz respeito à segurança. Angra tem investido muito nesse setor, e nossa ideia é que a cidade possa se tornar cada vez mais segura para os moradores e turistas – comentou o secretário de Governo, Cláudio Ferreti, durante a visita.
Durante o encontro, foram exploradas possíveis iniciativas de intercâmbio cultural e educacional entre as instituições de segurança dos dois países, visando não apenas fortalecer os laços diplomáticos, como promover uma compreensão mais ampla entre as comunidades locais.
O secretário de Segurança Pública de Angra dos Reis, Douglas Barbosa, expressou sua gratidão pela visita do cônsul do Canadá, destacando a importância de parcerias internacionais na promoção da segurança e no enfrentamento de desafios comuns. Durante a visita, o cônsul teve a oportunidade de conhecer de perto todo o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que conta com mais de 148 câmeras, sendo 48 de OCR, que auxiliam na identificação de placas de veículos.
- Estamos muito felizes de receber essa visita do cônsul em nossa cidade, isso mostra como Angra dos Reis tem ganhado visibilidade internacional. Mostramos nessa visita tudo o que a cidade tem feito na segurança pública, já que o Canadá é um país de referência com um belíssimo trabalho feito por lá. Temos muito a aprender, e essa troca foi muito importante para esse intercâmbio de conhecimentos – ressaltou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
A visita do cônsul do Canadá à Secretaria de Segurança Pública de Angra dos Reis marca um passo significativo na construção de uma relação sólida e benéfica entre as duas nações, destacando a importância do diálogo e da cooperação internacional na promoção da segurança e bem-estar de suas comunidades.
- O consulado-geral do Canadá tem como objetivo oferecer todo o suporte aos canadenses que estão no Brasil. Vemos o potencial de cidades como Angra dos Reis, que é um local que os canadenses têm muito interesse em conhecer, por isso é tão importante conhecer essa cidade linda e tudo que tem sido feito aqui, principalmente em relação a segurança. Nossa ideia é que os canadenses possam visitar Angra quando estiverem no Brasil da melhor forma possível e com toda a segurança necessária – destacou o cônsul-geral do Canadá no nosso país, François Jubinville.