Erguida no século XVII, a igreja da Ordem Terceira do Carmo, localizada no Centro da cidade, é um dos patrimônios históricos mais importantes de Angra dos Reis e sua manutenção conta com o apoio do governo municipal.
No momento, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está atuando na recuperação estrutural do telhado, com troca de madeiramento, telhas e forros, além da reestruturação da cobertura. A igreja também receberá nova pintura.
- A estrutura da igreja estava comprometida pela ação do tempo, e essa obra vai evitar que se deteriore cada vez mais. A igreja é um patrimônio imensurável da cidade e merece ser preservado – destacou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.
Todos os serviços estão sendo realizados com o maior zelo, respeitando as características centenárias do espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
- Isso aqui é um benefício para nós, terceiras carmelitas. É aqui onde a gente se reúne, então temos que preservar ao máximo. Graças a Deus a prefeitura conseguiu nos apoiar nesta obra, que é grande – destacou Maria dos Passos, priora da Ordem Terceira do Carmo.
A Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa mais antiga em Angra dos Reis, tem 400 anos de existência. Em 1593, os frades carmelitas chegaram à cidade e iniciaram as obras de construção do convento do Carmo. Trinta anos depois fundaram a Ordem Carmelita, iniciando os trabalhos de evangelização e assistência social. Atualmente, a associação encontra-se instalada na igreja da Ordem Terceira do Carmo, onde mantêm suas obras sociais e obrigações religiosas.