A Prefeitura de Angra dos Reis está dando início à substituição das lâmpadas utilizadas na rede pública de iluminação do município. Na próxima semana, por meio do Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, será assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação para o início do serviço. As lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) serão trocadas pelas de LED (brancas), o que vai gerar uma economia de cerca de 50% no investimento público em iluminação.
Inicialmente, os primeiros locais a terem suas lâmpadas substituídas serão todo o Centro, as estrada do Contorno, da Ponta Leste e da Banqueta, e as entradas dos bairros de Jacuecanga, Frade e Parque Mambucaba. A expectativa do Departamento de Iluminação Pública é de que as lâmpadas de todos os locais do município sejam trocadas até os primeiros meses do próximo ano. “A tecnologia LED ilumina mais e consome menos”, explica Ernani Fonseca, chefe do departamento.
Atualmente, a rede de iluminação pública de Angra possui cerca de 22 mil pontos de luz, cobrindo ruas, praças, praias, quadras esportivas etc. Com as lâmpadas de LED, a prefeitura deverá economizar mais de R$ 200 mil por mês após a substituição ser feita em toda a rede, o que representaria uma economia de aproximadamente R$ 2,5 milhões por ano.
A Prefeitura de Angra possui ainda um call center (central de atendimento) para reclamações referentes a lâmpadas queimadas e apagadas. O número é 3367-1736. O telefone é a melhor maneira de o cidadão colaborar com a prefeitura para que ela mantenha uma rede de iluminação eficiente, reclamando sempre que vir uma lâmpada com problemas.