Muita gente não sabe, mas a Prefeitura de Angra possui um call center (central de atendimento) para reclamações referentes a lâmpadas queimadas e apagadas. O número é 3367-1736, e quem responde por ele é o Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Segundo o setor, por mês são atendidos entre 700 a 800 chamados. O telefone é a melhor maneira de o cidadão colaborar com a prefeitura para que ela mantenha uma rede de iluminação eficiente.
– Na grande maioria dos municípios, o setor responsável pela iluminação pública fica sabendo de lâmpadas apagadas por meio de reclamação. Em raríssimos lugares existe um sistema que avisa automaticamente o setor quando há algum ponto de luz apagado – explica a chefia do Departamento de Iluminação Pública da prefeitura.
Por isso é importante que o morador avise o quanto antes quando vir alguma lâmpada apagada ou em mau funcionamento. O tempo estimado para o conserto ou troca é de três dias a partir da reclamação, mas isso varia por conta da grande extensão do município. O atendimento nas ilhas, por exemplo, geralmente demora um pouco mais.
Atualmente, a rede de iluminação pública de Angra possui cerca de 22 mil pontos de luz, cobrindo ruas, praças, praias, quadras esportivas etc. O departamento responde pelas lâmpadas, reatores, bases, relés, conectores, fios e luminárias. Um dos principais problemas causadores de mau funcionamento dos pontos de iluminação é o vandalismo. Além do call center, outra opção dos moradores para reclamar sobre pontos de luz apagados são as regionais dos bairros.