As obras de reconstrução do calçadão da Praia do Frade, que foi destruído em setembro de 2016, devido a uma forte ressaca no mar, estão avançando. Na manhã dessa terça-feira (12), o prefeito, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, representante do Programa Comunidades de Angra e de um vereador do bairro, esteve no local para verificar o andamento do projeto.
- Nós gostaríamos de ter iniciado esta obra antes, entendendo a importância dela para a comunidade do Frade, mas tivemos alguns entraves no Inea. Quando o governador assumiu, conversei com ele e a nova direção do órgão ambiental logo autorizou a execução do projeto, entendendo que não se tratava de uma nova obra, mas da reconstrução de algo que já existia – explicou o prefeito.
Até o momento, já foi reconstruído o muro de proteção com enrocamento, onde foram utilizadas pedras de 300 a 500 quilos; e foram feitas drenagem com bidim e reaterro com material apropriado.
O acabamento da obra será realizado com uma emenda parlamentar do prefeito, enquanto deputado federal, na ordem de R$ 487 mil, verba destinada para a reurbanização da orla da praia do Frade.
- A Caixa Econômica Federal já liberou R$ 368 mil reais do valor total da emenda, que vai permitir a conclusão desta obra tão importante – informou o prefeito.
A próxima fase do projeto inclui a reconstrução da ciclovia; colocação de pedra São Tomé nas áreas esburacadas; pintura de todos os bancos e mesas de concreto e colocação de bancos novos; implantação de bicicletário; reconstrução dos canteiros; novo paisagismo; instalação de novo guarda-corpo; reconstrução das rampas de acessibilidade e fixação de lixeiras.