A Prefeitura de Angra dos Reis recebeu nesta segunda-feira, dia 26, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinspmar) para a assinatura do convênio que concretiza o plano de saúde para os servidores municipais de Angra. Por meio do convênio, o governo municipal repassará o valor do plano ao sindicato, que fará um chamamento público para a contratação da empresa que ficará responsável pelos serviços de saúde. O plano de saúde representa o atendimento a uma reivindicação antiga dos servidores.
– Isso é resultado de todo um trabalho sério da Prefeitura de Angra. Quando eu assumi o governo, não havia dinheiro para nada. Tivemos, no passado, gestões que prometeram o céu para os servidores, mas entregaram o inferno. Os servidores e os moradores de Angra sentiram isso na pele. Mas, por meio de nosso trabalho, hoje a Prefeitura não deve nada a ninguém. Estamos em dia com a previdência, em dia com o salário do servidor. Outras pautas reivindicatórias dos servidores e apresentadas pelo sindicato estão sendo analisadas, sempre de forma responsável – disse o prefeito Fernando Jordão.
A cerimônia contou com a participação do presidente do Sinspmar, Mauro Garcia, juntamente com diretores do sindicato; dos vereadores Chapinha e Helinho; da Secretária Municipal de Administração, Márcia Paiva; e do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, que destacou sua trajetória de décadas como servidor municipal de Angra, que o faz ter sensibilidade para ouvir e entender a categoria.
– Buscamos sempre uma forma de atender as reivindicações dos servidores, mantendo-os motivados, mas sem comprometer o tesouro municipal, tendo responsabilidade com as contas públicas. O plano de saúde é acima de tudo uma ação social. É a saúde do trabalhador em primeiro lugar. Uma ação muito importante que, tenho certeza, vai deixar os servidores muito satisfeitos – disse Ferreti.
O plano de saúde irá abranger servidores ativos (também os comissionados), inativos e pensionistas, e incluir internação, consultas, cirurgias e exames. Um ponto fundamental foi beneficiar toda a categoria de forma abrangente. Por isso a alternativa do plano de saúde, já que se fosse um auxílio-saúde, aposentados e pensionistas não teriam direito. Outros detalhes, como abrangência geográfica e inclusão de dependentes e agregados, ainda serão discutidos por Prefeitura, Sinspmar e servidores, durante a normatização. A previsão é que o plano seja disponibilizado nos próximos meses, ainda neste ano.
– Hoje é um dia histórico para os servidores, com a realização deste sonho que é o plano de saúde. Quero agradecer ao prefeito Fernando Jordão, ao secretário Cláudio Ferreti e a toda a diretoria do Sinspmar por tornar este sonho realidade. O processo burocrático é longo, mas estamos lidando com ele, passo a passo, com muita responsabilidade. É a saúde do trabalhador que estamos privilegiando. Todos os servidores irão ganhar. E não haverá nenhum desconto para o servidor na modalidade básica – explicou o presidente do Sinspmar, Mauro Garcia.
– Essa é uma grande conquista, principalmente para os servidores com potencial financeiro menor, que dificilmente conseguem ter um bom plano individualmente. Com um grupo numeroso, como é o caso dos servidores municipais de Angra, isso se torna viável. O valor de repasse do plano de saúde é de R$ 350 por servidor. Com isso temos uma possibilidade enorme de conseguir um plano de saúde de muita qualidade. Para fins de comparação, o governo do estado, por exemplo, repassa R$ 140 por servidor para seu plano de saúde – ressaltou a secretária de Administração, Márcia Paiva.