Prefeitura de Angra promove reunião sobre chuvas

Acumulado de 85 mm em 24 horas motiva encontro entre secretários municipais do núcleo de ações para organizar medidas preventivas referentes às chuvas

Quinta-Feira, 15/02/2024 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

Secretários e representantes do governo municipal se reuniram para discutir medidas e ações relacionadas às fortes chuvas que o município vem registrando desde a madrugada desta quinta-feira, 15 de fevereiro. O encontro, organizado a pedido do secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, aconteceu na sede da Defesa Civil, no São Bento, às 17h, e foi coordenado pelo secretário da pasta, Fábio Jr.

A conversa girou em torno do papel de cada secretaria municipal em situações de risco iminente, assim como na troca de experiências referente a incidentes recentes, como o das chuvas que assolaram o bairro do Bracuí em dezembro de 2023. Os participantes também receberam informações dos profissionais da Defesa Civil sobre o funcionamento do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis (Cemaden-AR), órgão que envia alertas à população de forma preventiva.

– O objetivo da reunião foi dar conhecimento ao secretariado sobre o volume de chuva pelo qual Angra vem passando, além de fazer com que todos tenham ciência dos seus papéis no plano de contingência, no caso de uma possível ação emergencial – explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.

No momento, Angra dos Reis se encontra em estado de atenção por conta do mau tempo. A passagem de frente fria na região Sudeste provoca significativa formação de nuvens, com previsão para altos acumulados – o município contabiliza 85mm nas últimas 24h, na região central.

Os responsáveis pelas aberturas dos pontos de apoio das comunidades em áreas de risco já se encontram sobreaviso para as próximas etapas do protocolo. Caso seja necessário, haverá o acionamento de evacuação por meio do sistema de alerta e alarme via sirenes. Dez escolas, em diferentes regiões do município, já foram pré-acionadas para a necessidade de receber moradores desalojados.

Não foram registrados deslizamentos no município ou demais incidentes com vítimas ou feridos. A Rua Beira-Rio, no Bracuí, e a Escola Municipal Ângelo Francisco Jerônimo, no Ariró, apresentam pontos de alagamento. No momento, o rio Ariró apresenta transbordamento em alguns pontos. Já no rio Bracuí, o transbordamento acontece em algumas ruas do bairro de mesmo nome que estão próximo ao nível do rio.

A Defesa Civil emitiu na tarde de quarta-feira (14) um aviso sobre a possibilidade de chuvas fortes aos moradores inscritos no sistema de alerta e alarme, e segue monitorando a situação. A sugestão é que as pessoas fiquem atentas aos canais oficiais da Prefeitura de Angra e às orientações que poderão ser transmitidas, caso necessário. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos telefones 199 / (24) 3365-4588.

Cadastramento para receber informações da Prefeitura

Em Angra, mais de 40 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.