Uma força-tarefa formada por funcionários da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional/Secretaria Executiva de Serviço Público, atuou no Quilombo do Bracuí nesta quinta-feira, 14 de dezembro, para auxiliar na retirada da lama e vegetação que chegaram ao local carregadas pela enchente que assolou a região no último final de semana.
A ação de limpeza, que ainda vai durar alguns dias, contou nesta quinta-feira com dois caminhões vacol, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira.
O Serviço Público tem ainda outras frentes de trabalho. Em parceria com o Inea, tem trabalhado no desassoreamento do rio Bracuí e em alguns córregos. Também tem atuado na desobstrução e posterior limpeza de ruas, realizando o recolhimento de entulhos, retirada da lama e lavagem.
ABRIGADOS
No momento, o município conta com 25 pessoas recebendo todo o suporte necessário no Cemei Sérgio Louzada. Mais de 400 pessoas deixaram os pontos de abrigo desde sábado (9).
CADASTRAMENTO DAS FAMÍLIAS AFETADAS
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania conclui nesta sexta-feira, das 9h às 15h, o cadastramento dos moradores afetados pela chuva. A ação ocorre no Cemei Júlia Moreira da Silva, na Rua 3 Amigos, no Sertão do Bracuí e no Quilombo Santa Rita do Bracuí.
O cadastramento permite a retirada dos kits de limpeza, kits higiênicos e cestas básicas, além de servir para que o Governo Estadual faça a apuração de quem estará apto a receber o Cartão Recomeçar.
O Recomeçar tem valor de R$ 3 mil e é destinado à população de baixa renda atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios, permite a compra de materiais de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis.
DOAÇÕES
Doações para as famílias afetas podem ser feitas das 9h às 17h, no Arquivo Central da Prefeitura (Alameda Coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário) e no Centro de Referência em Assistência Social/CRAS do Frade (Rua Silva Travassos, 288). Todos os itens são disponibilizados para a população no Cemei Bracuí.
Já o Bem-Estar Animal está recolhendo doações de ração, medicamentos e remédios antipulga e carrapato para os animais afetados. A Superintendência fica localizada na Praça Marquês de Tamandará, S/N. O contato é o WhatsApp (24) 99827-5209.