Angra dos Reis lançou nesta sexta-feira, dia 10, o Pratinho Cheio, programa que visa à garantia da segurança alimentar das crianças de 0 a 5 anos do município em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social atende um dos objetivos propostos pela Agenda 2030 da ONU: alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição da população.
- O grande objetivo do Pratinho Cheio é contribuir para a erradicação da desnutrição infantil em Angra dos Reis. O público-alvo do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social em condição de insegurança alimentar. Essas famílias precisam estar no CadÚnico do governo federal e serem encaminhadas por uma unidade de saúde pública do município – explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
As famílias que atenderem aos critérios de concessão vão receber mensalmente um cartão alimentação magnético no valor de R$ 150,00. Caso haja mais crianças na mesma família que atendam aos critérios, serão concedidos mais cartões.
- Nosso objetivo é dar condições para que as famílias cuidem das crianças em estado de desnutrição e dêem a elas a saúde necessária – frisou o secretário-executivo de Assistência Social.
Além de melhorar o estado nutricional das crianças, o Pratinho Cheio também vai ampliar o acompanhamento delas pelas unidades de saúde, identificando precocemente doenças resultantes do estado nutricional inadequado.
- A vida de cada morador é um projeto. Quando cuidamos da segurança alimentar de crianças de 0 a 5 anos, estamos oferecendo a elas uma nova oportunidade de futuro. Ficamos muito felizes por transformar vidas – destacou o secretário de Governo.
O Pratinho Cheio é ainda um olhar atento para a primeira infância. A desnutrição nesta etapa da vida leva ao aumento da mortalidade, ocorrência de doenças infecciosas, redução do aproveitamento escolar, dificuldades de aprendizagem, resultando no atraso do desenvolvimento e redução da qualidade de vidas dessas crianças.
- Quando a primeira infância tem uma estrada bem pavimentada, a criança tem tudo para se tornar um jovem e adulto pleno na vida – frisou a deputada autora da Lei Estadual 9.503, que criou a Política Estadual pela Primeira Infância.
O prefeito de Angra destacou que o Pratinho Cheio é mais uma iniciativa do governo em prol da qualidade de vida das crianças do município.
- Este programa social é um complemento, uma ajuda para as famílias que mais precisam cuidar da segurança alimentar da primeira infância. Não podemos esquecer que todas as crianças matriculadas na rede pública municipal de ensino receberam tablets e cartão educação, para comprar material escolar e uniformes. Cuidando das nossas crianças, estamos garantindo um futuro melhor a elas – finalizou o prefeito, acompanhado dos vereadores.