Angra em alerta máximo

Volume histórico de chuva foi registrado nas últimas 48h

Sábado, 02/04/2022 | Secretaria de Governo e Relações Institucionais .

Pela primeira vez nos registros de quantidade de chuva em Angra dos Reis, o volume atingiu 655 mm no continente, e 592 mm na Ilha Grande.

No momento, todo o contingente da Defesa Civil, acompanhado de profissionais de diferentes áreas do governo municipal, encontra-se nas ruas para prestar apoio à população.

Tanto no continente quanto na Ilha Grande, os moradores estão sendo informados sobre os riscos de deslizamentos por meio do sistema de sirenes e SMS, acionado a partir do monitoramento constante feito pela Defesa Civil no CEMADEN - AR (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis).

Todas as sirenes do sistema de alerta - 28 sirenes, distribuídas em 20 blocos, que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

No bairro Monsuaba, onde foram registrados 655 mm de chuva em 48h, pelo menos quatro residências foram atingidas por deslizamentos de terra. A Defesa Civil foi acionada e cinco pessoas foram resgatadas. Outras nove, de acordo com os relatos de parentes, estão desaparecidas. Dois óbitos foram registrados na localidade. Os agentes localizaram dois corpos - uma menina de aparentes 4 anos e um adolescente, aparentes 11 anos.

Na Ilha Grande, as comunidades mais afetadas foram as de Araçatiba, Vermelha, Provetá e Aventureiro. Na Praia Vermelha e no Provetá ocorreram deslizamentos de terra e blocos de pedra. A Praia de Itaguaçu, ao lado da praia Vermelha, foi praticamente soterrada. Houve registro de deslizamento também no Aventureiro e na Vila do Abraão. Os moradores do Abraão que precisaram deixar suas casas estão seguindo para a Casa de Cultura e para a sede do Parque Estadual da Ilha Grande. No momento, as equipes da Defesa Civil tentam acesso à Praia de Palmas.

A Prefeitura está disponibilizando abrigos para as pessoas que precisam deixar suas casas. No momento, 49 pessoas encontram-se em abrigos, localizados em unidades da rede municipal, recebendo apoio da secretaria de Educação, Saúde e da Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e prontas para atender à população, de acordo com as necessidades indicadas pela Defesa Civil.

Por conta do alto volume de água, o transporte público está operando com intervalos maiores nas seguintes linhas: 207 (Japuíba), T20 (Parque Mambucaba), T21 (Frade), 203 (Serra d´Água), 206 (Banqueta), 208 (Belém), 221 (Nova Angra), 403 (Camorim), 224 (Vila Nova), 225 (Campo Belo) e CO1 (Circular).

Deslizamentos de terra ocasionaram a obstrução total da BR 101 no sentido Rio de Janeiro - nos trechos dos Km 447, Km 460 e Km 464. O trânsito na RJ-155 flui em apenas uma das pistas, na na altura dos túneis.

A Defesa Civil pede que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em caso de ser esta a orientação pelas sirenes, SMSs ou pessoalmente, pelos técnicos que estão nas ruas.


ATUALIZAÇÃO: 02/04/2022 - 14H30