As Secretarias Municipais de Governo e Relações Institucionais e Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania promoveram na tarde de ontem, 24, um encontro com líderes comunitários, para alinhar os serviços de Assistência Social prestados na cidade com a demanda das associações de moradores. O evento foi realizado no Centro de Estudos ambientais, CEA.
Dentre os pontos apresentados pelos líderes comunitários estavam o planejamento anual das atividades sociais de suas comunidades e a necessidade de cursos de qualificação, requalificação e, principalmente, para absorver e reintegrar na sociedade jovens em situação de vulnerabilidade social que terão a oportunidade do seu primeiro emprego.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, destacou os programas de Assistência Social desenvolvidos pela prefeitura e que têm tido resultados positivos.
- Nosso objetivo é ampliar os nossos programas, por isso, que estamos aqui ouvindo vocês e para alinhar os nossos serviços às suas demandas. A partir de março estaremos executando o Programa Minha Oportunidade, que vai receber jovens abaixo da linha de pobreza que serão qualificados pela administração pública para o mercado de trabalho. Além do aprendizado, esses jovens ainda receberão uma bolsa-auxílio e vale transporte. O objetivo é garantir um futuro melhor para a juventude – disse o secretário.
Neste ano o Minha Oportunidade vai oferecer qualificação nas áreas operacional, jardinagem e administração. As lideranças comunitárias pediram a ampliação para outros setores e o secretário frisou que já está em estudo um plano para abrir o leque de oferta, voltado mais para o potencial da nossa cidade, como por exemplo o turismo.
O secretário executivo de Assistência Social destacou que esse encontro é de extrema importância, mostrando que o trabalho de assistência envolve a família como um todo.
- Nós trabalhamos a integração familiar, a necessidade das famílias, atendendo-as em situação de vulnerabilidade, evitando a evasão escolar e garantindo o acesso à rede pública de saúde e aos programas sociais oferecidos pelos governos Estadual e Federal. Esse é o papel da secretaria – afirmou.
Os líderes comunitários elogiaram o trabalho de Assistência Social oferecido através dos CRAS nos bairros, mas enfatizaram a necessidade de ampliar esse atendimento. Um fato já detectado pela prefeitura e que já está sendo viabilizado.
O secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, que conduziu o trabalho, avaliou como positivo o encontro.
- Nosso objetivo é fazer uma gestão participativa e as associações de moradores são fundamentais para que possamos realizar projetos nas comunidades de forma mais assertiva, fortalecendo cada vez mais a política pública de assistência social nos bairros, consolidando um trabalho de forma coletiva, com muito diálogo. Assim, podemos fazer uma Angra melhor - finalizou.