O terceiro e último episódio do Movimento Arte na Rede sobre o palácio Raul Pompeia está no ar. Sede da Prefeitura de Angra, o prédio foi construído em 1871 e é o cenário das principais decisões administrativas do município, além de abrigar cerimônias importantes, como o Aniversário da Cidade. A relação entre o palácio e a vida cultural de Angra é o foco deste episódio.
O assessor de Cerimonial da Prefeitura de Angra, Zélio Nascimento, destaca que o início da construção do prédio chamou a atenção, pois naquela época Angra era muito pequena. Mas logo a população entendeu que era preciso um prédio para comportar o governo municipal. No entanto, o que fortaleceu o vínculo entre o palácio e os munícipes não foi somente a questão administrativa, mas cultural.
– Desde 1871 o prédio abrigou também o Aniversário da Cidade, Dia das Mães, Dia dos Pais. As festas da cidade eram feitas aqui. Julgamentos também foram feitos aqui. Então a população começou a entender sua importância – explica o cerimonialista.
O Palácio Raul Pompeia tem valor histórico e cultural reconhecido, tanto que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O tombamento inclui também o entorno do prédio. O local recebeu visitas de algumas das principais autoridades brasileiras, do Império à República, como D. Pedro II e Getúlio Vargas.
Para contar um pouco mais sobre a história do prédio, o Cerimonial da prefeitura criou o projeto Visita ao Palácio, que consiste em visitas guiadas à sede da prefeitura e seu entorno, agendadas por escolas, universidades ou demais grupos que tenham interesse. As visitas são feitas em grupos de até 10 pessoas ou turmas de 25 alunos, em horário de expediente da prefeitura (horário comercial). O telefone para agendamento é 24 3365-2666. Após um breve intervalo, os agendamentos serão retomados a partir de setembro.
O Movimento Arte na Rede é um projeto desenvolvido pela Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Angra como forma de produção de conteúdo para divulgação da história e cultura do município por meio das mídias digitais. Os vídeos produzidos pelo MAR são documentários de curta duração que abordam aspectos específicos da história cultural angrense, como pontos turísticos, monumentos, museus etc. Além do palácio Raul Pompeia, já foram produzidos materiais sobre o Museu de Arte Sacra e o Chafariz da Saudade.
Link: https://youtu.be/708DC0wqUCo