O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis representou a Prefeitura de Angra ao participar, na última sexta-feira (30), de uma reunião em Brasília para discutir decisões técnicas sobre a política nuclear. O encontro aconteceu no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. Os objetivos principais foram avaliar o reforço de aspectos de segurança do Programa Nuclear Brasileiro e detalhes do exercício parcial de emergência, treinamento que ocorre no próximo mês de outubro.
Participaram do encontro representantes de diversos ministérios e da Eletronuclear. A equipe discutiu a segurança do complexo nuclear, da população do entorno e do meio ambiente. Um aspecto que mereceu maior atenção foi o transporte de material radioativo.
A Defesa Civil de Angra tem trabalhado, por meio do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear em Angra dos Reis (Copren/AR), na elaboração do Manual de Comunicação Social de Emergência, cujo prazo de conclusão é até o final deste ano. Durante a reunião também foram discutidos os planos nacionais de Situação Emergencial Nuclear e de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear.