O Festival Internacional de Gastronomia do Mar foi um sucesso e provou que o governo está indo na direção correta ao apostar nas parcerias para trazer para o município eventos que proporcionem o lazer e fomente a cultura e a economia da cidade. E a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro - Fecomércio é um parceiro antigo, pois além deste festival, também realiza a Costa Verde Negócios, que este ano está indo para o seu 13º ano. O Gastronomia do Mar, de acordo com a organização do evento, registrou aproximadamente 30 mil pessoas durante os três dias deste encontro e a população aprovou toda a programação. A expectativa agora é que no próximo ano, a feira se repita na cidade.
Os presentes puderam assistir a várias aulas-show de gastronomia ministrados por chefs do Senac, Júlio Sérgio Lima e internacionais, como os dois portugueses, Hugo Landeiro e Fernando Santos; e o chef peruano Carlos Fabrício Pereja. Todas as oficinas tiveram 100% de presença e muita procura. O evento também proporcionou diversão com shows musicais diários, e no sábado, uma grande apresentação do cantor Jorge Vercillo. Durante a abertura da feira, que contou com a presença do prefeito Fernando Jordão, do vice-prefeito, Manoel Parente, diversos secretários de governo, vereadores e o deputado Federal Júlio Lopes, foi anunciado pelo vice-presidente da Fecomércio, Essiomar Gomes, a presença em Angra, em julho, da carreta do Sesc gastronomia, que ficará por três meses na cidade oferecendo cursos gratuitos de qualificação para os setores gastronômico e de hotelaria.
O domingo foi especial para as crianças. Os chefs realizaram oficinas para ensinar a garotada a preparar dois pratos apreciadíssimos pelos “baixinhos”: pão de queijo e cupcake. As crianças adoraram e depois puderam provar as guloseimas preparadas durante o curso. Enquanto isso, seus pais e amigos degustavam o que há de melhor na culinária marítima nos 14 stands de restaurantes da cidade. No palco, a tarde foi embalada pelo som de Fernando Grande (voz e violão) e PC Castilho (flauta).
Além da boa culinária, dos shows musicais e das aulas gastronômicas, a cidade ganhou ainda um atrativo turístico. Os hotéis e pousadas do Centro da Cidade e localidades próximas ficaram lotados de pessoas que vieram para a cidade especialmente para o evento. Foram famílias inteiras, grupos organizados como os Motociclistas do Rio de Janeiro, entre outros, o que prova que no próximo ano, a Feira Internacional de Gastronomia será muito bem-vinda em Angra dos Reis.
Gastronomia do Mar conquista o público
O evento, de acordo com sua organização, reuniu cerca de 30 mil pessoas nos três dias de programação