Neste fim de semana a cidade está sendo palco da 3ª edição da Festa Nordestina, que tem animado o público com muito forró e comidas típicas. A programação teve início na última sexta-feira (22) no Cais de Santa Luzia, no Centro, e segue neste domingo (24). A festa é realizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Eventos, em parceria com a Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis.
– Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição dessa festa que para nós, nordestinos, tem um grande significado. Nossa associação surgiu em 2006 com o intuito de poder fortalecer a nossa cultura e aproximar a comunidade nordestina na cidade, que vem crescendo constantemente. A festa agora faz parte do calendário oficial da cidade e já é um sucesso de público. Ver a população conhecendo nossos pratos, nossa música e gostando, enche nosso coração de alegria – comemorou Manoel Moraes Leite, conhecido como Neto, presidente da Associação Nordestina e Amigos de Angra dos Reis.
Com aproximadamente 35 mil nordestinos residentes no município, nesses dias os moradores e turistas estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da cultura nordestina. Além de oferecer entretenimento e enriquecer o paladar, a Festa Nordestina de Angra dos Reis desempenha um papel fundamental na promoção da integração cultural trazendo para população a oportunidade de vivenciar a diversidade do Brasil.
– A Festa Nordestina de Angra dos Reis é mais do que um evento cultural; é uma celebração da diversidade e da riqueza cultural do Brasil. Através da música, dança, culinária e artesanato, ela nos lembra da importância de preservar e também celebrar as tradições de uma das regiões mais emblemáticas do país – reforçou o secretário de Eventos, João Willy.
Moradora de Angra dos Reis há mais de 15 anos, a cabeleireira Joseane Rodrigues voltou no tempo participando da festa.
– Eu vim de Maceió há muitos anos, mas a nossa cultura é algo inesquecível, que eu sinto muita falta. Hoje estou conseguindo aproveitar bastante e sentindo o gostinho de casa principalmente com os pratos típicos que estão aqui, pois o tempero nordestino é diferente. Fico feliz que outras pessoas também estão tendo a oportunidade de conhecer por meio dessa festa um pouquinho da nossa região – comentou a moradora do Parque Mambucaba.
Neste domingo (24) a festa continua. Já na parte da manhã, o público vai poder apreciar o melhor da comida nordestina e do Norte: baião de dois, buchada de bode, arroz, fava, sarapatel, farofa com temperos do norte, carne de sol com aipim, acarajé, vatapá, cocada, pé de moleque e muitas outras delícias. Na parte da noite, além dos pratos típicos, os visitantes poderão curtir o melhor do forró com Alan Forró Estilizado e Billa dos Teclados.