A tarde desta segunda-feira, 1º de maio, foi marcada pelo encerramento dos tradicionais festejos em honra à São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e da comunidade católica do Village. A programação foi realizada pela Paróquia Santíssima Trindade, de Jacuecanga.
No dia 1º de maio, data dedicada a São José Operário e Dia do Trabalhador, a programação começou às 17h, com procissão pelas ruas do bairro, queima de fogos, seguida de missa solene e o ponto alto da celebração: a benção das carteiras de trabalho. O bairro, formado em sua maioria por metalúrgicos e familiares, iniciou o novenário no dia 22 de abril, e encerrou na noite de ontem.
A aposentada Carmen Marques, de 72 anos, se emociona todos os anos com a festa, porque seu pai foi uma das pessoas que ajudaram na construção da paróquia no bairro. Ela fez questão de estar presente acompanhando a missa e as comemorações festivas.
- Foi um dia para agradecer pelas bênçãos alcançadas e por tudo que eu já recebi até hoje. Como moradora da comunidade, eu digo que é sensacional o apoio que a prefeitura dá para a festa de São José Operário, e para as pessoas que estão envolvidas com o evento. Isso é muito importante para a gente e para toda comunidade religiosa – disse Carmem, aposentada e moradora do Village.
As atividades festivas tiveram apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e fazem parte do calendário de eventos da cidade.
- A festa de São José Operário faz parte do nosso calendário por conta da importância cultural, religiosa e social na nossa cidade, em especial no bairro Jacuecanga, onde muitas pessoas se envolvem. Então, é uma festa que movimenta o bairro como um todo. A Secretaria de Cultura está muito feliz em poder apoiar esse evento. Deixo aqui os meus parabéns para toda a comunidade católica por esta festa linda – comentou secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, que esteve presente na festa.
A Paróquia de São José Operário, no Parque Mambucaba também recebeu uma grande festa no fim de semana. O destaque foi no sábado, dia 29, com um show da cantora católica Adriana Arydes que reuniu muitas pessoas em uma grande celebração ao padroeiro da paróquia.