Representantes da Secretaria de Eventos da Prefeitura de Angra estiveram nesta terça-feira (24), na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, para discutir projetos de eventos relacionados à cultura e ao turismo de Angra. O assunto principal foi a retomada do setor de eventos no município.
O secretário municipal de Eventos apresentou a carteira de projetos de Angra para a secretária estadual de Cultura. Eles conversaram principalmente sobre o Réveillon da cidade, para que o tradicional festejo seja enquadrado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para a captação de recursos junto à iniciativa privada, atraves da renúncia fiscal do ICMS.
A interlocutora da reunião foi a deputada estadual que também participou do encontro. O consenso entre município e estado é que os eventos são muito importantes para movimentar a economia e gerar oportunidades de trabalho, principalmente em uma cidade turística como Angra dos Reis. Entretanto, foi bastante reforçada a necessidade do respeito às regras sanitárias e de saúde, para que a retomada dos eventos seja feita com responsabilidade.
A Secretaria de Eventos da Prefeitura de Angra vem trabalhando para fortalecer as principais festas do calendário cultural angrense. Uma delas é a Procissão Marítima, cuja proposta inclui a parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a participação das agremiações do Rio colorindo ainda mais a Baía da Ilha Grande durante a procissão, no primeiro dia do ano.