Nessa quinta-feira, uma área próxima ao salão de entrada do CEM Centro ganhou materiais especiais sobre a prevenção e o combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O espaço, que oferece preservativos masculinos e femininos gratuitamente e panfletos com informações sobre o assunto, foi montado no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde com iniciativa do Governo Federal, faz parte de uma campanha promovida pelos profissionais do programa IST/ Aids para oferecer conscientização relacionada à prevenção das ISTs.
O objetivo da campanha, realizada em todo o país, é conscientizar a população sobre a importância do exame para a identificação do vírus HIV e diminuir o preconceito em relação à doença. A ação vai até o dia 29 de dezembro.
– Hoje é um dia inteiro dedicado às testagens, orientação e ao acolhimento dos pacientes e das pessoas que querem fazer os testes. De qualquer forma, aqueles que desejarem também podem fazer o teste nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros em que vivem, todos os dias, durante todo o ano – explica a enfermeira Marise Baptista.
A equipe do CEM Centro realizou a ação das 9h às 16h. Foram oferecidos os testes rápidos de HIV, hepatite B e C e sífilis para os interessados. Idealizado no final dos anos 80, o Dia Mundial do Combate à Aids é uma data em que o mundo une forças para a conscientização sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (Sida), conhecida internacionalmente pela sigla Aids.