Iniciado na segunda-feira, 17, o seminário de integração da Atenção Primária de Angra dos Reis está apresentando a rede de atenção de saúde do município aos novos profissionais convocados para diversas áreas, assim como também vem servindo para debater com os profissionais que já compõem a rede as linhas de cuidado prioritárias e o estabelecimento de processos de trabalho padronizados.
Marcado para acontecer até 27 de outubro, com as apresentações e explicações sendo realizadas na universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga, a cada dia o seminário contará com diferentes públicos-alvo dentro da Saúde Primária, convocados através do próprio setor. Na terça-feira, 18, por exemplo, foi o dia de os enfermeiros receberem informações e atualizações importantes sobre a rede.
– É um evento muito importante, porque a área de saúde tem passado por várias mudanças e alterações, principalmente na parte de vacinação. Também é de grande importância estarmos nos atualizando quanto aos indicadores de saúde, saber sobre a porcentagem de vacinação do município e dos exames pré-natais, por exemplo. É um crescimento profissional para todos nós – declara a enfermeira Cristina Seixas, de 48 anos, moradora do Bracuí, que acabou de ser convocada para a rede de saúde.
Ao longo de todo o evento serão apresentadas as linhas de cuidado da Atenção Primária, como saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança, saúde do idoso e saúde do adolescente, entre outras. Também serão divulgadas informações sobre indicadores de saúde, vigilância e imunização.
– É um seminário para todos os profissionais da Atenção Primária, englobando enfermeiros, médicos, dentistas, auxiliares e profissionais que compõe o NASF, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas, entre outros. É voltado àqueles que estão chegando do processo seletivo, mas também convidamos os profissionais mais experientes, com o objetivo de fortalecer a rede e de mostrar aos profissionais como funcionam os nossos serviços – informa a diretora da Superintendência de Atenção Primária, a enfermeira Camila Lima Siqueira.