Seguindo a mobilização nacional de vacinação, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, organiza no sábado, 10 de setembro, das 9h às 16h, a campanha nacional de Multivacinação e Poliomielite, conhecida como Dia D de vacinação. O objetivo é imunizar menores de 15 anos com a multivacinação e crianças menores de 5 anos com a dose de poliomielite, doença que pode causar graves danos à saúde.
A imunização será oferecida nas seguintes unidades de saúde: Clínica da Família do Centro, ESF Balneário, CEM Japuíba, ESF Nova Angra 2, ESF Belém, ESF Jacuecanga, UBS Monsuaba, UBS Bracuí, Clínica da Família do Frade, ESF Perequê 2 e ESF Abraão. Os documentos necessários para receber a imunização são cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.
Durante a semana, a imunização referente à multivacinação e à poliomielite acontece nas ESFs do município. Assim como em outros países localizados nas Américas, o Brasil recebeu, em 1994, certificação da Organização Mundial da Saúde atestando que o país estava livre da poliomielite. Infelizmente, por conta principalmente dos baixos níveis de cobertura vacinal, existe um alerta relacionado à reintrodução da doença no país.
Mesmo com a gravidade das sequelas que podem ser provocadas pela pólio, desde o ano de 2015 o Brasil não cumpre a meta de 95% do público-alvo vacinado, nível necessário para que a população esteja protegida contra a doença, também conhecida como paralisia infantil. Angra dos Reis, atualmente, está com 18% de cobertura vacinal.
Doença infecto-contagiosa aguda, a pólio pode provocar desde sintomas leves, como um resfriado comum, a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com idade abaixo dos cinco anos. As crianças devem tomar cinco doses da vacina: injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida; gotinhas aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A campanha relacionada à multivacinação e à pólio é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).