Pensando na saúde de uma parte da população que é muito importante ao futuro de Angra dos Reis, na última sexta-feira, 26 de agosto, o município recebeu dois ônibus oftalmológicos do programa “Saúde no Olhar”, que vão rodar o município oferecendo consultas e atendimentos a todos os alunos da rede municipal, de forma gratuita.
Serão atendidas as crianças em idade escolar, num total de mais de 19 mil alunos da rede pública de ensino. Primeiro, eles vão passar por uma triagem oftalmológica; em seguida, serão encaminhados às consultas. Um dos ônibus atenderá primeiramente os estudantes municipais do Bracuí; o outro, alunos do Frade. As ações começam no início de setembro.
– De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de vista, chegando ao ponto de até 12% delas terem a necessidade de usar óculos. Então, para que a gente não tenha as dificuldades de aprendizado que acabam surgindo por conta desses problemas, surge essa ideia de a gente atender essas mais de 19 mil crianças em idade escolar – explica o secretário de Saúde Glauco Fonseca.
O chamado à consulta será feito a todos os alunos, por meio de uma carta que será encaminhada aos pais, com o dia e horário do atendimento – se estuda no período da manhã, o atendimento será à tarde, para não atrapalhar o horário de estudo, e vice-versa.
Com a carta e a autorização da escola relacionada à ação, numa parceria entre a Secretaria de Saúde e a de Educação, a criança vai, acompanhada pelo responsável, passar pela consulta oftalmológica. Na consulta, se for necessário algum exame mais específico, esse também será feito e, no caso de haver a necessidade de óculos, a questão será direcionada ao “Saúde no Olhar” do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), que produzirá as lentes e fornecerá o acessório.
– É muito importante o trabalho que o governo municipal tem feito na intenção de diminuir a desigualdade social. Muitas crianças que não tinham oportunidade, e em muitas ocasiões, sequer sabiam que tinham problemas de vista, agora conseguirão seus óculos, se for o caso, e poderão estudar com mais qualidade – declara o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
A chegada dos ônibus aconteceu no Cais de Santa Luzia, no Centro, às 12h. Os atendimentos foram contratados para acontecerem durante um ano, mas como eles são dinâmicos, só serão finalizados quando todos os estudantes forem atendidos.
– Esses dois ônibus vão ajudar a melhorar a saúde dos olhos das nossas crianças, dos alunos das escolas públicas. Em seguida, a ideia é ampliar essa ação para outras crianças. Os exames de vista serão feitos dentro dos ônibus, que funcionam como consultórios normais. Depois de efetuados, se necessário, mandaremos os óculos às crianças que precisarem do acessório – resume o prefeito Fernando Jordão.