Angra abre inscrições para o Programa Minha Oportunidade Pro

Inscrições estão abertas até 25 de março pelo site da Prefeitura; programa beneficiará 200 jovens em 2024

Quarta-Feira, 13/03/2024 | Secretaria Executiva da Juventude .

Visando oportunizar o primeiro emprego, a Prefeitura de Angra está oferecendo capacitação para o mercado de trabalho. Este ano, serão beneficiados 200 jovens, com idade entre 16 a 25 anos, residentes em Angra dos Reis, pelo programa Minha Oportunidade Pro, um projeto do governo municipal, criado pela Secretaria Executiva da Juventude. Ao participar do programa, como forma de incentivo, os jovens recebem um auxílio financeiro mensal de R$ 600,00.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de março pelo link https://bit.ly/48SHmQU. Além de renovar a parceria com o CIEE, a novidade é que este ano o programa expande sua colaboração ao incluir o SENAI, que disponibilizará cursos profissionalizantes.

Os participantes inscritos no programa terão uma carga horária semanal de vinte horas ao longo de um ano, divididas entre atividades práticas e teóricas. As atividades serão realizadas tanto em uma Secretaria da Prefeitura, onde serão alocados, quanto nos locais dos cursos oferecidos pelo SENAI e pelo CIEE. Os cursos acontecerão na Jacuecanga, no Parque Mambucaba, na Casa da Juventude, no Centro, e na Vila do Abraão localizada na Ilha Grande.

Pelo SENAI, serão oferecidos cinco cursos: mecânico de motores de ciclo Otto (Jacuecanga), assistente administrativo (Jacuecanga e Vila do Abraão), instalador de sistemas de drywall (Jacuecanga e Parque Mambucaba), pintor de edificações (Parque Mambucaba e Vila do Abraão) e produtor de conteúdo para YouTube (Jacuecanga). A jornada será distribuída em três dias de trabalho de quatro horas nas secretarias e dois dias de curso de quatro horas cada.

– Este programa, com as grandes parcerias com SENAI e CIEE, proporcionará habilidades em diversas áreas importantes para o mercado de trabalho. Os participantes receberão auxílio financeiro, com seleção baseada em critérios socioeconômicos. É uma oportunidade imperdível de capacitação e desenvolvimento. Estamos ansiosos pelo impacto positivo que ele irá gerar na vida de cada jovem participante – comentou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

Nos primeiros seis meses, metade dos alunos participará dos cursos do SENAI, enquanto a outra metade seguirá em oficinas oferecidas pelo CIEE. Após esse período, haverá uma inversão dos grupos. As oficinas ministradas pelo CIEE focarão no desenvolvimento humano e vocacional, além de preparação para o mercado de trabalho. Após o período de um ano, os inscritos no programa receberão um certificado durante a cerimônia de formatura.

Ao participar do programa, os jovens receberão um auxílio financeiro mensal de R$ 600,00 para gastos com transporte e outras necessidades. Para se candidatar, é necessário não possuir registros na carteira de trabalho e ser beneficiário de algum programa social do governo.

Após a realização da inscrição online por meio do link disponibilizado no site da Prefeitura de Angra, os documentos apresentados pelos candidatos passarão por uma análise e classificação baseada em critérios socioeconômicos. Esse processo seletivo e de recrutamento estará sob a responsabilidade do CIEE.

A chamada para os candidatos pré-selecionados para a entrevista ocorrerá no dia 3 de abril, no Estádio Municipal, onde receberão orientações sobre o programa e os procedimentos para a etapa de entrevista socioeconômica. Aqueles que forem selecionados nesta fase serão submetidos a uma entrevista socioeconômica detalhada para a avaliação final. Os CRAS do município e a Casa da Juventude funcionarão como rede de apoio para inscrição online.

– A Prefeitura de Angra está totalmente empenhada em gerar oportunidades para nossos jovens. Isso passa por capacitá-los e possibilitá-los sonharem com objetivos altos em sua vida profissional e pessoal. O Programa Minha Oportunidade Pro é um claro exemplo desse compromisso. A parceria com o SENAI e o CIEE trouxe cursos em sintonia com as demandas do mercado, assegurando que nossos jovens estejam prontos para enfrentar os desafios futuros e se destacarem em suas áreas de atuação. Queremos que o programa seja um trampolim para que nossos jovens possam alcançar seus sonhos – destacou o secretário Executivo da Juventude, William Gama.

Mais informações sobre o programa e seu cronograma podem ser encontradas no Boletim Oficial nº 1.857 pelo link: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.angra.rj.gov.br/downloads/bo/BO-1857_de_12-03-2024.pdf