Nova linha para o Transporte Social Universitário

O programa passará a ter a rota Parque Mambucaba x Barra Mansa / Volta Redonda

Terça-Feira, 17/01/2023 | Secretaria Executiva da Juventude .

O programa Transporte Social Universitário terá uma nova linha de ônibus, com o objetivo de atender mais estudantes universitários do município. O novo trajeto, chamado de Rota 3, partirá do Campo da Gringa, no Parque Mambucaba, em sentido às cidades de Barra Mansa e Volta Redonda.

A nova rota será exclusiva para moradores dos bairros Parque Mambucaba, Frade, Bracuí e Ariró. As inscrições para o programa em 2023 vão do dia 17 e até 30 de janeiro, e podem ser feitas pelo site da prefeitura no link:
sejuv-programa-transporte-social-universitario.

O programa, coordenado pela Secretaria de Educação e Inovação e a Secretaria Executiva da Juventude, já conta com a Rota 1, que parte do Centro de Angra em direção a Barra Mansa e Volta Redonda, e a Rota 2, que faz o percurso Angra x Santa Cruz/Campo Grande.

Por conta da grande procura, a Rota 1 não abrirá novas inscrições, pois contemplará os estudantes que estão no cadastro de reserva. Já a Rota 2, terá novas inscrições, além das vagas que serão preenchidas com universitários do cadastro de reserva.

O Transporte Social Universitário é destinado aos universitários que estudam fora do município, mas que não possuem condições financeiras para custear o transporte. O programa visa oferecer locomoção para estudantes matriculados em universidades públicas ou privadas e em instituições que oferecem cursos técnicos profissionalizantes, sediadas em até 200 km de Angra dos Reis.

Para participar, é necessário ser residente de Angra dos Reis há pelo menos um ano e integrar um núcleo familiar com renda de até um salário mínimo por pessoa e estar matriculado em um curso que não seja oferecido no município. Além disso, os estudantes precisam estar matriculados em instituições públicas, serem bolsistas, estarem inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) ou serem usuários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para receber o benefício, é necessário que o estudante se inscreva e se cadastre no processo seletivo publicado no edital nº 002/2023/PMAR no Boletim Oficial nº 1613, preenchendo todos os critérios previstos.

Após o preenchimento, é necessário imprimir, assinar e comparecer à Secretaria Executiva da Juventude, sediada na Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, S/N, Praia da Chácara, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), das 9h às 16h. Além da ficha de inscrição, é necessário levar original e cópia dos documentos solicitados no edital.