Educação e Segurança de Mãos Dadas é iniciado na Japuíba

Palestra sobre justiça e cidadania foi ministrada pelo delegado da 166ª DP para alunos do 5º ao 9º ano da E. M. Tereza Pinheiro de Almeida

Terça-Feira, 16/08/2022 | Secretaria Executiva da Juventude .

Com o objetivo de integrar a educação e a segurança pública, foi iniciado de forma pioneira, na tarde de terça-feira (16), o programa Educação e Segurança de Mãos Dadas.

A primeira agenda da programação foi uma palestra ministrada pelo titular da 166ª Delegacia de Polícia, Dr. Vilson de Almeida, para os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida, localizada na Japuíba.

Cerca de 80 adolescentes ouviram do delegado algumas noções de cidadania e democracia num papo bem informal, passando por fatos históricos e conceitos de como é importante se colocar do outro para vivermos em sociedade e o quanto a educação é imprescindível ao desenvolvimento humano.

- Sinto uma enorme gratificação em falar para estes adolescentes. Um dia estive neste lugar de aluno, e passar minha experiência para eles é uma forma de buscar uma sociedade mais justa e menos violenta. Conceitos de cidadania são fundamentais para todos nós vivermos em harmonia. Como falei para eles, é fundamental respeitar o direito do outro para garantir o nosso direito – disse Dr. Vilson.

Já a diretora da E. M. Tereza Pinheiro de Almeida, Márcia Cristina Pereira Pinto de Carvalho, destacou que a escola faz parte do dia a dia dos adolescentes, e levar determinados assuntos para o ambiente deles é primordial.

- Trazer temas como violência doméstica, exercício da cidadania e outros por pessoas que podem ser exemplos para eles faz muita diferença. Uma palestra como a de hoje, de um delegado, que pode parecer muito inacessível, com certeza deixará uma mensagem em muitos deles – destacou Márcia.

O secretário executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, José Ricardo Ferreira, lembrou que este foi um primeiro passo com os alunos da rede municipal de ensino.

- Queremos ampliar estes momentos de palestras para diversas escolas de Angra. Com isso vamos trabalhando conceitos fundamentais para uma sociedade mais segura e justa para todos – disse Ricardo

Educação e Segurança Pública de Mãos Dadas integra uma iniciativa ainda maior que é o programa Angra Mais Segura, lançado este mês pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública.

O principal objetivo é a redução dos índices de criminalidade na cidade com a participação das forças de segurança federais, estaduais e municipais a partir de ações oriundas, já implantadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).