A Semana da Juventude, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva Juventude, chegou ao fim nesse sábado, 13 de agosto, com a realização de um torneio de skate, na pista que fica ao lado do Campo da Gringa, no Parque Mambucaba.
A adesão dos jovens ao evento foi grande. Além de gastar muita energia em saltos e manobras radicais, eles puderam curtir o show da banda Sereno. Medalhas foram distribuídas para os melhores skatistas nas categorias mirim, iniciante e amador e o dono da melhor manobra levou para casa um super troféu.
- Encerramos a semana da juventude no Parque Mambucaba; foi fantástica essa parceria da Juventude, Esporte e o pessoal do skate, todos interagindo e dando a oportunidade para os jovens estarem praticando atividades do bem – frisou o secretário-executivo da Juventude, William Gama.
A importância de eventos como este, que integrem os jovens e incentivem a prática esportiva, foi destacada pelo professor de skate, Vitor Gonzaga.
- A criançada quer brincar, quer andar de skate e a prefeitura está construindo essas pistas, está realizando esses eventos, isso acaba afastando a molecada das drogas. Isso é muito importante como uma questão social mesmo. O jovem é incluído aqui, se diverte e ocupa a cabeça com coisas boas – afirmou.
Ao longo da semana atividades socioculturais e esportivas foram realizadas, em diversos bairros, cumprindo o desejo da secretaria de descentralizar os eventos.
Na noite de sexta-feira, 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, a quadra do Morro da Caixa D’Água ficou movimentada com aulas de jiu-jitsu, muay thai e dança, realizadas e pelo projeto Amigos da Comunidade, em parceria com as Secretarias Executivas da Juventude e Esporte e Lazer.
No mesmo dia, na parte da manhã, houve um café da manhã na horta Semente do Amanhã, no Belém, com palestra aos jovens ministrada pelo secretário de Educação, Paulo Fortunato.
Um dos pontos altos da programação foi o bate-papo com Mulheres Jovens Empreendedoras de Angra, realizado na terça-feira (9), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), marcado por depoimentos fortes aos jovens presentes.