A tarde de quinta-feira, dia 11, com certeza ficará marcada não apenas na vida dos jovens contemplados pelo Transporte Social Universitário, mas na memória de todos que participaram da cerimônia de entrega das credenciais do benefício.
Com o Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, lotado, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação e Inovação e da Secretaria Executiva da Juventude, promoveu um emocionante evento para a entrega, aos 70 universitários, das carteiras de identificação para o uso dos ônibus que farão o transporte de Angra às universidades de outras cidades.
O incentivo para o Transporte Social Universitário consiste na disponibilidade dos ônibus que farão dois itinerários, levando e trazendo estudantes que fazem faculdades em cursos que não são ofertados em Angra e que não têm condições de arcar com os gastos do transporte.
Os itinerários são Angra - Santa Cruz/Campo Grande e Angra - Barra Mansa - Volta Redonda.
O secretário executivo da Juventude, William Gama, falou da emoção de retornar com um benefício tão importante para os jovens estudantes.
- Estou de fato muito emocionado, porque este programa para o Transporte Social Universitário faz uma enorme diferença na vida do jovem que cursa uma faculdade ou curso técnico profissionalizante fora de Angra. Os gastos com transporte pesam muito no orçamento de quem está iniciando sua trajetória profissional, e muitos não conseguem terminar seu curso. Quero esclarecer que tudo foi feito com muita atenção às demandas que temos, mas continuamos trabalhando para atender cada vez mais as necessidades dos universitários de Angra – destacou Wiliam.
Os ônibus, que sairão de Angra às 16h e retornarão às 22h da cidade final do trajeto, contam com um fiscal que vai conferir a credencial e a carteira de identidade de cada passageiro, garantindo a organização do serviço, bem como a segurança de todos.
O secretário de Educação, Paulo Fortunato, lembrou que no Dia do Estudante, 11 de agosto, este é mais um investimento para o futuro.
- Vocês que está aqui hoje recebendo este benefício da Prefeitura de Angra saibam que estão tendo uma grande oportunidade de concluir uma graduação, o que não é nada fácil em nosso país. Aqui temos futuros profissionais de diversas áreas que farão a diferença na sociedade deste município, com certeza. Estamos na Semana da Juventude com uma programação que valoriza e incentiva nossos jovens à cidadania. Desejo que vocês usufruam muito bem deste benefício que a Prefeitura está oferecendo – disse Paulo.
Já o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, visivelmente emocionado, destacou o quanto é importante investir em tudo que contribui para a formação de novos e bons profissionais para Angra.
- Não estamos trabalhando apenas para oferecer incentivos financeiros, mas todos os nossos projetos são pensados visando o futuro desses jovens com capacitação de profissionais e formação de cidadãos. Estamos investindo em programas para que tenhamos profissionais competentes para o mercado e trabalho que aí está - comentou Ferreti.
Para receber o auxílio do Transporte Social Universitário foi necessário se inscrever e se cadastrar no processo seletivo, preenchendo todos os critérios previstos no processo seletivo, publicado no Boletim Oficial Nº1534, através do Edital de Inscrição Nº002/2022.
Entre outros critérios previstos no edital, para receber o auxílio o universitário deve integrar um núcleo familiar de até um salário mínimo por pessoa; morar em Angra dos Reis há, pelo menos, um ano; estar matriculado em cursos que não sejam oferecidos em Angra.
O prefeito Fernando Jordão ressaltou a lisura do processo de seleção dos universitários para o Transporte Social Universitário.
- Assim como fizemos com o Programa Minha Oportunidade, fizemos a seleção destes universitários para receber este acesso ao transporte às universidades através de inscrição e análise dos critérios com total lisura. Investimos no Polo Universitário de Jacuecanga, com cursos de universidades públicas e também na busca de instituições privadas. Atualmente temos vários cursos em Angra, mas também temos muitos jovens que desejam fazer faculdade que não são oferecidos aqui, e este incentivo ao transporte faz uma enorme diferença nessa trajetória universitária – lembrou Fernando.
Vale ressaltar que a Secretaria Executiva da Juventude continua trabalhando e estudando alternativas para dar respostas às necessidades dos universitários de Angra que estudam fora do município, bem como às demandas apresentadas pelos jovens de Angra.