Quem estiver interessado em voltar a estudar, não pode perder a oportunidade de se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas para o segundo semestre vão até a próxima segunda-feira, dia 18 de julho. Por isso, aqueles que tiveram que interromper os estudos durante a faixa etária regular para a conclusão dos segmentos escolares devem correr e procurar uma das cinco escolas que estão recebendo as matrículas (endereços abaixo).
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, tem investido na EJA, e isso tem transformado a vida de muita gente. O programa é destinado aos jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade, com o objetivo de iniciar ou dar continuidade aos seus estudos que, por ventura, tenham sido interrompidos por diversos motivos. Por serem pessoas com diferentes idades e histórias de vida, os profissionais da EJA trabalham com um programa pedagógico diferenciado. Em sala de aula é valorizada a individualidade de cada aluno, observando as diferenças e as vivências de cada um. A EJA é totalmente gratuita, e o aluno tem direito a merenda escolar, material de didático, uniforme e Bonfim Card.
Para o aluno da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Fabiano Avelino da Silva, no Balneário, Sr. Alcir da Fonseca Campos, de 65 anos, voltar a estudar está sendo muito gratificante.
- Eu levei 35 anos para voltar a estudar e, mesmo acreditando no meu potencial, estou tendo uma grata surpresa com meu desempenho. Parei de estudar pelas dificuldades da vida, mas ao voltar à escola pela EJA, ampliei minha visão. Tive a oportunidade de fazer uma prova de aceleração e já estou terminando o ensino fundamental – contou Alcir, que é aposentado, mas continua trabalhando e estuda à noite.
Já Márcio Rosa Moreira, de 49 anos, também estudante da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Fabiano Avelino da Silva, no Balneário, relatou que na adolescência interrompeu os estudos, mas agora está muito empenhado.
- Parei de estudar e só queria saber de bagunça quando eu era adolescnte. Depois, logo comecei a trabalhar. Agora, depois de 30 anos, retornei à sala de aula pela EJA e estou muito feliz. Não é fácil, mas vale a pena – disse Márcio.
Para se inscrever, o responsável ou o próprio estudante, se for maior de idade, deverá comparecer a uma das unidades escolares que vão oferecer a EJA, para realizar a matrícula. Será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
Onde se inscrever:
Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Alberto da Veiga Guignard - Rua Aviador Santos Dumont, n° 552, Parque Mambucaba;
Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Antônio Dias Lima - Rua São Sebastião, S/N, Frade;
Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão - Rua Itaperuna, S/N, Japuíba;
Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Fabiano Avelino da Silva - Rua Almirante Machado Portela, n° 27, Balneário;
Escola Municipal Charles Dickens - Rua Doce Angra/Doce Bruna, S/N, Parque Village.
Para mais informações: 24 3377-2706.