A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação/Secretaria Executiva da Juventude, abriu nessa segunda-feira, 24, as inscrições para o programa Minha Oportunidade, que beneficiará 300 jovens ao longo deste ano.
A cerimônia de lançamento foi realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, com a presença de muitos jovens do município; do prefeito de Angra, dos secretários de Governo, da Educação e da Juventude, além de vereadores e líderes da sociedade civil.
O programa Minha Oportunidade possibilita que jovens entre 18 a 24 anos desenvolvam atividades profissionais na própria administração pública municipal, recebendo treinamento e bolsa-auxílio. Dentre os objetivos do programa estão a contribuição para a formação dos jovens angrenses e a geração de renda diante da crise econômica e do desemprego, agravados durante a pandemia.
O projeto teve a aprovação da Câmara Municipal no ano passado e, pouco depois, a prefeitura firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), por meio de um termo de colaboração, para que a instituição realize o processo seletivo dos jovens.
Os interessados têm até às 23h59m (horário de Brasília) do dia 31 de janeiro de 2022 para se inscreverem pelo site https://www.angra.rj.gov.br/.
Para participar do Minha Oportunidade, o interessado precisa ser beneficiário ou elegível em qualquer programa social federal ou municipal, estar estudando ou ter concluído o ensino básico, ser residente em Angra dos Reis e não possuir experiência de trabalho em carteira, já que o programa pretende servir como uma primeira experiência de trabalho formando futuros profissionais.
Os interessados devem ficar atentos e já separar os seguintes documentos, que serão solicitados aos aprovados: cadastro CadÚnico, número de identificação social (NIS), RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado de reservista (caso o candidato seja do sexo masculino).
A bolsa oferecida é de R$ 600, acrescida de auxílio-transporte. Levando em conta os familiares desses jovens, o programa Minha Oportunidade visa gerar um impacto positivo em cerca de 1.500 pessoas no município.
Os jovens participantes receberão treinamentos teóricos e práticos com os quadros da administração municipal da prefeitura, para atuarem, neste primeiro momento, nas áreas da administração, jardinagem e operacional.
- Vamos começar com 300 jovens e a medida que for aumentando a demanda, nós vamos abrindo o leque com novas oportunidades. A nossa juventude precisa de incentivo e ser preparada para o mercado tão competidor, por isso novos projetos estão sendo inseridos na educação pública de base - disse o prefeito, otimista com o programa, que terá carga horária semanal de até 28 horas e a duração de um ano.