A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva da Juventude, está lançando o programa Minha Oportunidade. Com essa iniciativa, jovens entre 18 a 24 anos terão a oportunidade de desenvolver atividades profissionais na própria administração pública municipal, recebendo treinamento, bolsa-auxílio e benefícios. Dentre os objetivos do programa estão a contribuição para a formação dos jovens angrenses e a geração de renda diante da crise econômica e do desemprego, agravados durante a pandemia. O projeto foi aprovado na última semana pela Câmara Municipal.
A previsão da Secretaria Executiva da Juventude é que o Minha Oportunidade seja implementado ainda neste ano, no último trimestre, e beneficie logo de início 300 jovens. Para participar, o jovem precisa ser de baixa renda, estar estudando ou ter concluido o ensino básico, ser residente em Angra dos Reis e não possuir experiência de trabalho em carteira, já que o programa pretende servir como uma primeira experiência de trabalho formando futuros profissionais.
A bolsa oferecida será de R$ 600, acrescida de auxílio-transporte e vale refeição/alimentação. Considerando os familiares desses jovens, o programa Minha Oportinidade visa gerar um impacto positivo em cerca de 1.500 pessoas no município.
Os jovens participantes receberão treinamentos teóricos e práticos com os quadros da administração municipal da prefeitura, para atuarem, neste primeiro momento, nas áreas de jardinagem, informática, turismo, cultura, administração e maricultura. A carga horária semanal prevista é de 28 horas, e a duração da bolsa é de um ano.