O Programa Rotas do Conhecimento, criado com o intuito de promover passeios educacionais e culturais para estudantes da rede municipal de ensino, teve nessa terça-feira, 6, sua segunda edição, dessa vez pelos pontos históricos do Centro da cidade. Os premiados com a ação foram 23 alunos do 3º ano A da E. M. Prefeito João Gregório Galindo, da Japuíba. Um ônibus contratado buscou as crianças no bairro e as trouxe ao Centro, para um passeio que passou pela Casa Larangeiras, Mercado do Peixe, Câmara Municipal e Palácio Raul Pompeia.
– A Secretaria de Educação e suas escolas vêm trabalhando com metodologias ativas de ensino, para que o estudante seja o protagonista de sua história e da construção de seu conhecimento. O Rotas do Conhecimento é uma dessas metodologias. Ele promoverá aulas-passeio em corredores culturais dentro e fora do município. Essas aulas serão sempre vinculadas a programas pedagógicos trabalhados pelas escolas e terão finalidades educacionais. Esse é o segundo passeio promovido pelo projeto. Há duas semanas, levamos estudantes ao Safari do Portobello – comentou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.
As crianças chegaram ao Centro às 10h, com carteiras de identificação com seus nomes, nome dos pais, endereço de residência, nome da escola e turma, e logo foram à exposição “390 Anos de Devoção Popular a Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia”, na Casa Larangeiras, onde a professora entreteve as crianças com as primeiras histórias e canções do dia. Todas as crianças batiam palmas e repetiam os versos cantados pela historiadora. O segundo local visitado foi o Mercado do Peixe, onde as crianças puderam ver de perto espécies que nunca haviam visto, como cações e polvos.
– A realização da minha vida é transmitir a história e o conhecimento para as crianças de Angra dos Reis. Aproveitei hoje e distribuí às crianças cartões com fotos e informações sobre os monumentos da cidade que produzo com custeio próprio, faço por amor. O patrimônio da cidade é a herança que deixaremos para nossos descendentes. Angra contém a história do mundo inteiro, nosso patrimônio é riquíssimo. A educação patrimonial precisa e deve ser continuada nas escolas. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto – agradeceu Ana Maris Figueiredo, professora e historiadora.
O próximo local visitado foi a Câmara Municipal, prédio onde foram contadas muitas histórias sobre seu passado como cadeia pública e delegacia. Por último, as crianças estiveram no Palácio Raul Pompeia, local onde funciona grande parte das secretarias da Prefeitura de Angra. Liderados agora também pelo cerimonialista da Prefeitura, Zélio Nascimento, as crianças conheceram o salão nobre e o prefeito Fernando Jordão, de quem puderam ouvir muitas histórias interessantes em um bate-papo de uma hora. Ao final, as crianças tiraram fotos com o prefeito em seu gabinete.
– Gostei muito de cantar as músicas e vir aqui visitar o prefeito, ele é muito simpático. Eu anotei bastante coisa no meu caderno durante o passeio. Anotei nomes de pessoas importantes, alguns lugares e as datas das construções dos prédios históricos. A história que eu mais gostei de ouvir foi a da promessa da Santa Luzia. Eu fiquei interessada em conhecer mais sobre a história da nossa cidade – relatou Nicole Souza, aluna de 8 anos.