Angra terá nova unidade para atendimento aos autistas

Objetivo da Prefeitura é que a unidade de referência seja construída o quanto antes para o ampliar o atendimento para os autistas do município

Segunda-Feira, 11/07/2022 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A Prefeitura de Angra está trabalhando para que a população do município conte com uma nova unidade de referência para acolhimento das pessoas com transtorno do espectro autista. O prédio será construído em uma área de 400m², no São Bento, e contará no térreo com uma sala administrativa, refeitório e cozinha e, no andar superior, com 12 salas para atendimentos específicos ao espectro autista. A unidade terá acessibilidade, elevadores e banheiros adaptados.

O governo está empenhado para que a obra seja entregue ainda neste ano à população. A notícia foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, pelo secretário de Governo, em uma reunião com representantes da Comissão Divulgadora do Autismo (CDA), no Salão Nobre da Prefeitura.

- Nossa gestão é humana e trabalhamos para atender todas as camadas da população. A nova unidade de referência terá foco inicial na educação e vamos trabalhar juntos para integrar ações das demais secretarias, como saúde, esporte e assistência social. Para isto, precisamos caminhar juntos, por isso contamos com a participação da CDA em todo este processo de construção – frisou o secretário de Governo.

Segundo a assistente de Educação Especial, a unidade ampliará a oferta de acompanhamento educacional na rede.

- Com a nova unidade, conseguiremos acompanhar crianças e jovens e preparar os que têm maior comprometimento com o transtorno de espectro autista, até que tenham condições de frequentar uma escola regular. Teremos condições para atender todos os alunos matriculados na nossa rede pública municipal de ensino – disse.

Para a representante Comissão Divulgadora do Autismo, Marilda Pires, este será um avanço muito importante para Angra dos Reis.

- Também faço parte do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência desde 2015 e posso dizer que esta é a primeira vez que esta questão está avançando – frisou.

Participaram do encontro a diretora do Departamento de Diversidade à Inclusão, a superintendente de Obras e o arquiteto da pasta.