Estudantes da Escola Municipal Professora Manoelina Rodrigues Barbosa, no Parque Mambucaba, realizaram o cadastramento de frequência por câmera de reconhecimento facial, nesta segunda-feira, dia 9. A tecnologia inovadora será implementada em todas as unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Angra dos Reis e permitirá a identificação, em tempo real, dos estudantes ao ingressarem na escola.
Caso o estudante não compareça à aula, os pais ou responsáveis serão comunicados automaticamente, através de envio de mensagens por SMS. Posteriormente, eles deverão justificar à escola o motivo da falta.
O sistema, que já foi implantado na Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeiras, no Parque Palmeiras, visa garantir a segurança dos estudantes e se torna mais uma ação em busca da redução dos índices de evasão escolar.
- Queremos acompanhar em tempo real a frequência dos alunos e trabalhar juntos aos pais mostrando a importância do dia a dia dos estudantes às atividades escolares – ressaltou a superintendente de Educação, Maria Verônica da Silva Ferreira.
O sistema também agiliza a vida dos estudantes e professores, uma vez que não há mais a necessidade de listas de presença em sala de aula. Outra boa notícia é o fato do reconhecimento facial gerar economia na produção da merenda escolar.
- As cozinheiras das escolas passarão a produzir a quantidade exata de refeições baseada no número de alunos presentes. Só numa escola, a uma média é de economia em torno de 30% a 40% na produção de alimentos – completou a superintendente de Educação.