Na manhã desta sexta-feira, 8 de abril, equipes de diferentes secretarias do município seguiram trabalhando para atender às necessidades da população na Ilha Grande, localidade onde foi registrado o maior volume de chuva no temporal que atingiu Angra dos Reis nos últimos dias. Na Praia de Araçatiba, foram 800 mm de chuva, maior índice já registrado pelo município.
Funcionários da Educação visitaram inicialmente as localidades de Japariz, Praia de Fora e Saco do Céu, além de terem feito uma visita técnica para checar as condições da infraestrutura da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega. A necessidade de interdição foi descartada pela Defesa Civil, que informou que o local precisa de alguns reparos, mas não compromete a segurança dos alunos.
Uma das principais demandas da população também é por água potável, uma vez que a chuva fez com que muito barro ficasse acumulado na região. Até que a situação se normalize, o fornecimento continuará ocorrendo. Além de 50 caixas com água mineral, também foram cedidas cestas básicas. Tanto no Abraão como nas outras três localidades, a energia elétrica foi restabelecida nesta quinta-feira (7/4).
– A luz voltou ontem e a água começou a cair bem devagar. Essa ajuda de água que estamos recebendo é muito importante. Na semana que vem, vamos receber a assistente social para conversar com a gente sobre outras necessidades – conta Rita de Cássia, moradora de Japariz.
Na quinta-feira, 7, a Defesa Civil e a equipe de geólogos do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) concentraram a atuação na Praia de Araçatiba. Foram entregues embalagens de água potável à população e vistoriadas casas e áreas com riscos. A equipe da Secretaria Executiva da Ilha Grande também esteve no local, mapeando as necessidades e ouvindo os moradores, e o secretário também foi à Praia Vermelha, acompanhando a chegada do gerador de energia – já instalado – e de uma escavadeira que irá auxiliar nas buscas por desaparecidos na Praia de Itaguaçu.