Creche na Monsuaba acolhe crianças vítimas da chuva

Atividades recreativas e pedagógicas estão sendo oferecidas visando oferecer um ambiente mais calmo e lúdico para os pequenos

Quinta-Feira, 07/04/2022 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .


Cerca de 35 crianças com idades de um a dez anos que estão em abrigos disponibilizados pela Prefeitura de Angra dos Reis para as pessoas que precisam deixar suas casas em decorrências da chuva, que atingiu o município na última semana, passaram a ser recebidas no Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Maria Lúcia Cardoso, na Monsuaba.

Ao longo do dia, profissionais da Secretaria de Educação estão oferecendo atividades pedagógicas, brincadeiras, alimentação e cuidados profissionais, com o objetivo de proporcionar aos pequenos uma rotina com mais leveza.

- Queremos que as crianças saiam do ambiente tão triste neste momento, além de auxiliar seus familiares. Dessa forma, também incentivamos que elas convivam umas com as outras, o que é muito importante em uma situação tão tensa – explicou o secretário de educação.

Pelo menos 15 profissionais da unidade, que moram nas proximidades e têm facilidade de acesso ao Cemei estão envolvidas na iniciativa. Sabrina Ribeiro, estagiária da rede municipal de Educação, é uma das voluntárias que dedica a maior parte do dia em apoio ao acolhimento das crianças.

- Não consigo dormir desde o final de semana, imaginando a dor dessas famílias. Estar aqui e rezar por todos é o mínimo que posso fazer para ajudar – ressaltou a moça, que mora nas proximidades da unidade.

A preocupação de Daniele Mendonça, que desde sábado está abrigada na Escola Municipal Benedito dos Santos, foi um pouco amenizada ao ver os dois filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 2, assistidos pelo Cemei.

- Fico mais tranquila sabendo que meus filhos estão em um local seguro, bem alimentados e cuidados durante o dia – disse ela, que está usando o tempo livre para providenciar a documentação para ingressas com pedido de Auxílio Moradia. A casa de Daniele foi uma das atingidas pelo deslizamento de terra na Monsuaba, quando Angra dos Reis foi atingida por um volume histórico de chuva.

ATIVIDADES
Diariamente, das 8h às 16 horas, as crianças acolhidas pelo CEMEI recebem quatro refeições, participam de atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas. Após o jantar e o banho, no final da tarde, os pequenos retornam para o abrigo junto aos familiares.