Educação debate sobre violência contra a mulher

Evento quer fomentar debate sobre situações de violência e direitos das mulheres

Quarta-Feira, 09/03/2022 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

O calendário letivo da rede municipal passou a contar com a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, vai reunir pelo menos 1,5 mil alunos, de 13 escolas do município, em atividades presenciais, entre os dias 21 a 25 de março. Demais alunos da rede também serão contemplados com as ações, através de materiais educativos.
O objetivo é fomentar debate sobre o tema, bem como o entendimento sobre situações de violência contra a mulher. As atividades, segundo os organizadores do evento, serão diversificadas garantindo as atenções dos alunos de acordo com a faixa etária. Para os estudantes das fases iniciais foram preparadas atividades lúdicas, comandadas pelas policiais da Patrulha Maria da Penha.
Já os alunos, com idades entre 11 e 17 anos, participarão de rodas de conversas e palestras comandadas por psicólogos e assistentes sociais do CREAS (Centro de Referência Especializados de Assistência Social), com o tema “Ações de Conscientização à Violência contra a Mulher no Território”.
O evento beneficia ainda alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), cujos trabalhos serão comandados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com informações sobre direitos da mulher, desenvolvidos através do tema “Lei Maria da Penha e a importância da mudança cultural para a erradicação da violência contra as mulheres”.
- Queremos que nossas alunas possam identificar quais são seus direitos e quando os mesmos estão sendo violados. E ainda: que os nossos meninos também possam entender situações que devem ser evitadas tanto na vida escolar, quanto no ambiente familiar – ressaltou Maria Verônica da Silva Ferreira, Superintendente de Educação, lembrando que, vivência de violência em casa afeta o desempenho do aluno e o ambiente familiar, e devem ser denunciadas.
Orientações
Em todas as escolas da rede municipal serão distribuídos, no decorrer da semana, informativos com telefones para denúncias em casos de violência contra a mulher. A ação é parte da lei federal 14.164, de junho de 2021, estabelecendo que as campanhas de conscientização “são necessárias e um mecanismo eficiente no enfrentamento à violência contra a mulher em ambiente doméstico”.