A quinta-feira (10) foi de importantes entregas da Prefeitura de Angra para a educação do município. Dentre elas houve a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jovino Rodrigues da Silva, no bairro do Belém. A entrega foi feita pelo prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, juntamente com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, parlamentares e demais gestores da esfera municipal, estadual e federal.
A unidade vai atender a 320 crianças de creche e pré-escola (1 a 5 anos). Uma das alunas do Cemei é a esperta Maria Vitória, de quatro anos, que adorou o novo espaço: “Gostei da escola inteira, achei ela bem bonita e tem muito brinquedo”, disse a menina. Sua mãe, Danielle do Rosário, que mora no Belém há mais de 20 anos, está feliz com a conquista da comunidade.
– Este espaço é muito importante para atender às crianças e às mães. As crianças precisam conviver umas com as outras, e as mães precisam trabalhar – explicou Danielle.
O novo Cemei representa a ampliação da rede de atendimento à educação infantil em Angra. Agora são 15 Cemeis no município. Com isso, a Secretaria de Educação está zerando a fila de espera por creche/pré-escola e buscando a universalização do atendimento para esta faixa etária, abrangendo já uma grande parte do município, com trabalho pedagógico de qualidade e segurança alimentar para as crianças, além de tranquilidade para as famílias.
Os gestores foram unânimes em defender a importância da segurança pública para o ordenamento e pacificação dos bairros, o que possibilita a entrada de outros serviços. O Belém foi apontado como um dos exemplos. A pacificação do local foi o que possiblitou que ele recebesse agora esta unidade do Cemei. A cerimônia de entrega teve a participação da banda da Polícia Militar.
– Graças a Deus hoje o Belém está em paz, e o que for preciso para que o bairro se mantenha assim tenho certeza que as polícias Civil e Militar irão fazer. Este Cemei é para que as crianças do Belém possam ter uma primeira infância saudável. Esta é uma fase muito importante no desenvolvimento de todos – ressaltou o prefeito de Angra.
A nova unidade de educação infantil foi batizada com o nome completo de “Seu Jovino”, um dos fundadores do bairro do Belém e também um dos fundadores da primeira associação de moradores local. Familiares dele estavam presentes.
– Que estas crianças sejam felizes neste espaço, e parabéns às mães, que terão onde deixar os seus filhos. Hoje é um grande dia para este bairro que mora em nossos corações – disse a parlamentar angrense Célia Jordão, deputada estadual.
A nova unidade conta com oito salas de alunos e mais outras salas para brinquedoteca, multiuso, secretária, lactário etc. Há também pátio, anfiteatro, jardim e playground. Ao todo são 1.118m2 só de área construída, além de um amplo terreno com 5.358m2, o que fazem do Cemei do Belém um dos maiores e mais confortáveis de Angra.
– Que unidade linda! É mais um equipamento público entregue em Angra com qualidade de particular. Aqui vejo um modelo que tem que ser levado para o restante do estado – afirmou o governador do Rio de Janeiro. – A pré-escola é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo das nossas crianças – completou.
O Cemei Jovino Rodrigues da Silva contará com 16 professores, 12 berçaristas ou auxiliar de berçário ou recreação, três zeladores, quatro merendeiras, um nutricionista, uma diretora e uma auxiliar de direção.