Volta às aulas em Angra

Retorno inclui ampliação da rede de ensino, tablets para os alunos e medidas protetivas devido à pandemia

Terça-Feira, 01/02/2022 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A rede municipal de ensino de Angra dos Reis se prepara para a volta às aulas presenciais, que será na próxima segunda-feira, dia 7, para toda a rede. Estudantes da educação infantil, no entanto, terão um período de adaptação, que será informado por cada unidade de ensino. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra tem trabalhado para o cumprimento dos protocolos sanitários devido à pandemia. As medidas incluem dispenser de álcool gel nas unidades de ensino, uso obrigatório de máscaras em todos os espaços escolares, tapetes sanitizantes, vacinação dos profissionais, dentre outras ações.

Os estudantes irão encontrar em 2022 uma rede municipal de educação melhor e ampliada, com mais sete novas unidades escolares: as escolas municipais Venera Silvia de Aguiar (Banqueta), João Gregório Galindo (Areal), Charles Dickens (Village), Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho (Frade), EJA Profº Fabiano Avelino da Silva (Balneário), e os centros municipais de educação infantil Jovino Rodrigues da Silva (Belém) e Parque Mambucaba 2.

No caso das unidades Charles Dickens e João Gregório Galindo, ambas são escolas estaduais que estão em gestão compartilhada com a prefeitura, com escolas municipais funcionando nesses espaços. A Profº Fabiano Avelino da Silva, na mesma forma de gestão, funciona no Colégio Estadual Honório Lima.

Juntas as sete unidades têm capacidade para 1.337 novos alunos. Com isso, a rede municipal de 2022 passa a ter 85 unidades, que juntas podem receber 22.604 alunos. São 1.880 profissionais da educação, de diversas funções, responsáveis por orientar o desenvolvimento pedagógico que irá possibilitar o crescimento dos alunos, como profissionais e cidadãos.

Neste ano a prefeitura está concedendo tablets aos estudantes, para uso escolar. A entrega será iniciada na próxima semana, por escola, de acordo com cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação. Já o Cartão Educação será entregue nas unidades de ensino poucas semanas após o início das aulas, para todos os estudantes. Materiais didáticos e uniformes poderão ser adquiridos por meio do cartão, subsidiados pela prefeitura. Os pais e responsáveis, ao adquirirem os itens no comércio cadastrado de Angra, ajudam a movimentar a economia local.