Alunos da rede pública municipal receberão cartão-educação

O benefício contemplará os mais de 22 mil estudantes, em 2022

Quinta-Feira, 28/10/2021 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

O próximo ano letivo da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis começará cheio de novidades. A boa nova da vez é o cartão-educação, que será entregue aos mais de 22 mil alunos da rede. Ele permitirá que os estudantes adquiram uniformes e material escolar, de confecções e papelarias do município credenciadas junto à prefeitura.

A notícia foi divulgada pelo prefeito e os secretários de Governo e de Educação.

- Esse projeto de lei que vamos enviar à Câmara Municipal vai movimentar o comércio local, com uma injeção de aproximadamente R$ 10 milhões na economia. E os alunos terão a liberdade para comprar seus materiais escolares e uniformes em qualquer comércio que esteja credenciado. Nosso objetivo é que o recurso da prefeitura fique na economia de Angra, com as costureiras da cidade, com as lojas que vendem material escolar- frisou o prefeito.

Para Paulo Fortunato, este é mais um passo dado em direção ao cumprimento da meta estabelecida pelo prefeito: inovação na Educação.

- Vamos utilizar o orçamento da prefeitura junto ao comércio local de Angra dos Reis. Por outro lado, nós vamos combater à evasão escolar, pois desde o primeiro dia de aula, o aluno já vai estar com o seu material escolar e uniforme, dentro do padrão que vamos especificar – explicou, acrescentando que o valor do cartão-educação será definido em uma segunda etapa, após a aprovação dos projetos de lei na Câmara.

Um projeto que representa oportunidade de emprego direto e indireto. Foi assim que o secretário de Governo avaliou a nova iniciativa da prefeitura pela educação pública.

- Ele é de suma importância para movimentar a economia local, já que vai gerar um ciclo virtuoso, com o dinheiro permanecendo em Angra, seja na compra dos materiais e dos uniformes, ou mesmo na confecção do traje escolar – finalizou.

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Além de receberem os cartões-educação, os 22 mil alunos da rede pública municipal de ensino contarão com tablets para auxiliar as tarefas escolares. Além disso, as meninas em idade menstrual ainda terão direito, mensalmente, a absorventes fornecidos pelo município.

Além disso, todos os professores, diretores e pedagogos irão atuar com o auxílio de um notebook de última geração. Outro esforço da prefeitura é a climatização de todas as salas de aula, ação que está em andamento.