Aluna de Angra é destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa

A redação da estudante da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida está na semifinal

Quinta-Feira, 24/10/2019 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

A aluna Laura Soares Bizerra, estudante do 7 º ano da Escola Municipal Tereza Pinheiro, orientada pela professora Tatiana Mano, venceu a etapa estadual e foi classificada para a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa que acontecerá em São Paulo, no dia 28 de outubro.
De acordo com o MEC, a edição deste ano contou com mais de 170 mil inscrições de alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, de 42 mil escolas localizadas em quase 4.900 municípios espalhados pelo Brasil.
O tema da competição deste ano, “O lugar onde vivo”, propiciou aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar conhecimentos sobre a realidade local. Os inscritos poderiam concorrer, de acordo com o ano de escolaridade, em cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.
- Nós tínhamos que entrevistar uma pessoa que tivesse nascido em Angra e pudesse nos relatar as transformações locais. Por sorte, temos a bibliotecária Ana Maria do Nascimento. Ela nasceu na Ilha Grande e sua história é linda. Eu e alguns estudantes entrevistamos a Ana Maria. Depois, cada um deveria se apropriar dessas informações e transformá-las em um texto em primeira pessoa, com marcas linguísticas emotivas, que transmitissem o sentimentalismo das memórias vividas pelo sujeito, despertando os cinco sentidos de preferência – explicou a professora Tatiana Mano.
O texto “O Paraíso das Estrelas”, de autoria de Laura, foi o único escolhido na categoria Memórias Literárias para representar o Rio de Janeiro na semifinal.
- Quando cheguei na escola, havia muitas pessoas me esperando. Eu não entendi direito. Quando a professora falou que eu era aluna semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa, recebi a notícia com grande euforia, pois não esperava chegar tão longe. Minha expectativa é de conseguir passar para a etapa final. Sei que é um desafio conquistar o primeiro lugar, mas valeu a pena tudo o que fizemos. Um conselho para os alunos de escola pública é que não desistam de estudar, que possam acreditar que o estudo é o nosso futuro - afirmou a estudante Laura.