Um antigo anseio dos moradores da Água Santa e comunidades próximas se tornou realidade na manhã desta sexta-feira (8). A Prefeitura de Angra, em parceria com o Governo do Estado, reabriu o Celammzinho, agora Escola Municipal Leopoldo Américo Miguez de Mello, na Vila da Petrobras. A unidade, que estava fechada há 16 anos, foi municipalizada e agora tem capacidade para atender a 500 alunos de 4 a 10 anos.
- Esse prédio estava há 16 anos fechado, em estado crítico. Minha filha, que tem 16 anos, não pode estudar aqui. Agora, essa unidade, que foi a minha escola, vai ser a escola dos meus três filhos mais novos. Só podemos agradecer ao prefeito Fernando Jordão por cumprir esse compromisso que assumiu com a nossa comunidade – frisou a presidente da Associação de Moradores da Água Santa.
Após ouvir as palavras da moradora, o prefeito ressaltou que o maior investimento que pode ser feito no município é na educação das crianças.
- Quando a gente investe na educação, tiramos as crianças de coisas ruins. Estou muito feliz por estar devolvendo o Celammzinho para as famílias, que tanto esperaram por este momento. Esse espaço parece uma escola particular e pode ser tão bom quanto uma – disse o prefeito, cercado pelas crianças que estudarão na unidade.
O prefeito ainda destacou que o governo está especializado em reaberturas.
- Praticamente, reabrimos o HGJ e a UPA e agora estamos reabrindo esta escola. Mesmo tendo encontrado o município com tantos problemas, estamos avançando em todas as áreas - frisou.
A diretora da nova escola municipal explicou que o projeto pedagógico da unidade terá como tema: “Lauro e Leopoldo unidos pela educação”. Isto porque os alunos da Escola Municipal Lauro Pereira Travassos, da Caputera, serão atendidos temporariamente no Celammzinho, com transporte escolar gratuito.
- Hoje, estas duas escolas se unem para o aprendizado das crianças da Vila da Petrobras, Água Santa, Caputera e Monsuaba. Que a comunidade que nasce nesse espaço seja testemunha da reconstrução de uma escola pública de qualidade, a exemplo do Celamm – disse.
A secretária de Educação destacou a importante parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Serviço Público, para a recuperação do prédio, que está novinho em folha.
- A marca deste governo tem sido dar resposta às necessidades da população. E hoje estamos aqui devolvendo para as comunidades de diversos bairros mais um espaço de educação, que vai favorecer a vida das famílias – comentou, explicando que, atualmente, 210 crianças estão matriculadas no Celammzinho, mas devem ocorrer inúmeras transferências para a escola.
A secretária ainda falou sobre novas realizações na educação.
- Em breve, vamos entregar para a população o Cemei Bracuí, com 250 vagas para crianças de 4 e 5 anos, e o Cemei Vale da Banqueta, que vai atender a 350 crianças entre 1 e 5 anos, moradoras do condomínio. A Prefeitura de Angra vai entregar à população, nos próximos meses, as creches do Campo Belo e do Belém, construídas em parceria com o Governo Federal, que juntas vão atender a 900 crianças. Este, sem dúvida, será o ano da Educação! – anunciou.
A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e primeira-dama ressaltou que a inauguração do Celammzinho não poderia ter sido em melhor data: Dia Internacional da Mulher.
- Cada espaço de educação que se abre, o coração de uma mulher se alegra, afinal a violência é combatida com políticas de prevenção e a mais importante é a educação – destacou a secretária.
O vice-prefeito também deixou uma mensagem para a comunidade.
- Hoje é um dia de comemoração, com a abertura dessa nova escola municipal, pois quem não aprende no ensino fundamental, tem prejuízo no resto da vida. Espero que a nova história do Celammzinho seja marcara por uma relação humanizada entre pais, alunos e professores – desejou.
Representando a Câmara Municipal de Angra dos Reis, a presidente da Comissão de Educação parabenizou o governo por mais uma realização.
- Estou muito feliz de estar participando deste momento tão importante para tantas famílias, ainda mais com uma equipe tão competente à frente desta escola. Parabéns, prefeito! – disse a parlamentar ao lado dos demais vereadores.
Prefeitura de Angra reabre o Celammzinho
Unidade, na Vila da Petrobras, foi municipalizada e entregue à população nesta sexta-feira (8)