Autoridades civis e militares participaram na manhã de hoje (3) da cerimônia que marcou a abertura da Semana da Pátria em Angra dos Reis. O evento, que aconteceu na Praça Nilo Peçanha e contou ainda com a presença de alunos e professores de escolas municipais e estaduais, foi animada pela Banda do Colégio Naval.
Ao som do Hino Nacional, as bandeiras do Brasil, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Mercosul foram hasteadas pelo vice-prefeito, que representou o prefeito; uma vereadora (representando a Câmara); a secretária de Educação e o Capitão de Mar e Guerra, comandante do Colégio Naval, respectivamente. Em seguida, alunas do curso de Formação de Professores, do CEAV, hastearam as bandeiras dos 26 estados brasileiros mais a do Distrito Federal.
- Ainda vale a pena fazer desfile cívico? Será que é isso que vai proporcionar ou fazer com que se tenha independência e cidadania na nossa cidade, no nosso país? Vale a pena sim. São com pequenas ações, com exemplo, com resistência, mostrando respeito a essa Pátria, a essa cidade, que nós vamos provando que não há mal que sempre dure e que a educação de qualidade, fortalecida, pode sim, ser a primeira alavanca desta transformação – destacou a secretária de Educação.
A representante do Legislativo deixou para o público presente uma mensagem de esperança por dias melhores.
- Tenho esperança de que tudo possa mudar para melhor. Eu sou de uma geração onde o Brasil era o país do futebol, da praia, do carnaval e hoje o Brasil é o da injustiça social, do descaso, da corrupção. Quem pode mudar isso são vocês, crianças. Vocês são o futuro da nação – destacou a vereadora, pedindo que os professores continuem com as lições de moral e cívica nas escolas.
A cerimônia foi encerrada pelo vice-prefeito que falou após o comandante do Corpo de Bombeiro, do Capitão de Mar e Guerra, e de um ex-combatente.
- Nesse momento, recebendo a dose de civismo, declaro aberta a Semana da Pátria, desejando a todos muito empenho, muito amor, nessas atividades cívicas – desejou o vice-prefeito.
7 de setembro
O tradicional desfile cívico está marcado para a próxima sexta-feira (7), a partir das 9h, na Avenida Júlio Maria, no Centro. Ao todo, 55 instituições, como escolas das redes municipal, estadual e particular, autoridades de segurança pública, integrantes de projetos sociais e esportistas do município farão parte da atividade que vai encerrar a Semana da Pátria em Angra.
Devido à realização do desfile, os motoristas devem ficar atentos. A Superintendência de Trânsito informou que a partir das 0h até às 16h de sexta-feira (7) está proibido o estacionamento de veículos na Avenida Júlio Maria, que estará fechada para o evento.